Frota de SP chegará neste mês a 7 milhões de veículos

Segundo o Detran, a cidade fechou o mês de janeiro com uma frota de 6.973.958 de carros

AE |

selo

A frota paulistana vai atingir neste mês a impressionante marca de sete milhões de veículos. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que recebe informações da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), janeiro já fechou com 6.973.958 de carros, motos, caminhões e ônibus. Os números de fevereiro ainda serão divulgados, mas, seguindo a evolução mensal dos emplacamentos, o último milhão está prestes a ser alcançado.

O mais surpreendente é que, enquanto a cidade demorou oito anos para pular de cinco milhões para seis milhões - de janeiro de 2000 a 2008 -, os sete milhões serão batidos em apenas três anos. Com um detalhe: São Paulo tem 17 mil quilômetros de vias pavimentadas. Para-choque a para-choque, a frota atual formaria uma fila de 26 mil quilômetros de ruas e avenidas, quase duas vezes a distância de São Paulo até Cabul, no Afeganistão. Para efeito de comparação, na década de 1970 a capital registrava 965 mil veículos para número parecido de vias: 14 mil quilômetros.

"O aumento da frota registra a riqueza da cidade, mas também mostra uma situação burra, um grande erro", alerta Aílton Brasiliense, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e ex-diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). "Com mais carro e mais trânsito, há um sobrecusto na tarifa do ônibus, há mais poluição, a velocidade média cai. Aí você precisa de mais caminhões para transportar as mercadorias. Vira um círculo vicioso." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: frotacarrossão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG