Frente fria se afasta e secura volta a São Paulo

Capital paulista só deve ter chuva a partir da segunda semana de setembro. Tempo seco permanece no Centro-Oeste

iG São Paulo |

O alívio aos narizes paulistanos está prestes a acabar. A frente fria que provocou aumento da umidade relativa do ar na capital paulista na segunda-feira se afasta ainda mais para o oceano e o tempo volta a ficar seco na cidade.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), às 14h de segunda-feira a estação meteorológica no Mirante de Santana registrou índice de umidade em torno de 56%, próximo ao considerado ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 60%. 

No entanto, a massa de ar quente continua bloqueando a passagem das frentes frias e inibindo a formação de nuvens de chuva. Para esta terça-feira, a umidade cai para em torno de 40% no período da tarde e, nos próximos dias, deve voltar aos índices de atenção, abaixo dos 30%.

O dia começou com temperatura em torno dos 17ºC e a máxima pode chegar aos 26ºC. Conforme o CGE, só deve chover a partir do início da segunda semana de setembro.

No interior do Estado os dias continuam bastante secos. A cidade de Presidente Prudente ficou com índide de umidade em apenas 9% , já considerado de emergência, segundo José Felipe Farias, meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), órgão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Não chove em Presidente Prudente desde o dia 17 de julho e não há chuva prevista até o dia 8 de setembro.

No Rio de Janeiro a previsão é de uma terça-feira de sol e bastante calor, com máxima que pode chegar aos 36ºC. Em Minas Gerais o dia fica claro e com névoa seca. Na capital mineira, Belo Horizonte, máxima de 30ºC.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na região Centro-Oeste há possibilidade de chuvas isoladas apenas no noroeste e oeste do Mato Grosso do Sul. Em Brasília a umidade fica entre 55% e 25%. As temperaturas oscilam entre 18ºC e 30ºC. Em Goiânia (GO), a umidade pode chegar a apenas 20%. Em Cuiabá (MT) faz sol forte e a máxima pode chegar aos 39ºC.

A maior parte da região Norte do País deve ter uma terça-feira de sol e com poucas nuvens. Em Palmas (TO) temperatura pode atingir os 38ºC e a umidade do ar fica entre 45% e 25%. Na região Nordeste também faz calor e pode chover nas regiões litorâneas dos Estados. Maceió (AL) fica parcialmente nublado e tem chuva fraca. os termômetros variam entre 20ºC e 27ºC.

    Leia tudo sobre: umidade do artempo secosão paulochuva

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG