Fim do Minhocão vai impulsionar SP, diz engenheiro

Especialista em Engenharia de Tráfego, João Merighi, da Mackenzie, diz que soluções desenhadas por prefeitura são "excelentes"

Matheus Pichonelli, iG São Paulo |

Especialista em engenharia de tráfego, João Virgílio Merighi, professor da Universidade Mackenzie, afirma que a ideia anunciada pela Prefeitura de São Paulo de demolição do Minhocão a partir do enterramento de linhas de trem ainda existentes no centro da capital é “excelente”. Com as linhas de trem enterradas, afirma, novas avenidas seriam abertas na cidade, o que tornaria a manutenção do Minhocão desnecessária. Assim, prevê a recuperação de áreas degradadas de São Paulo e a melhoria da questão imobiliária ao longo da ligação leste-oeste, inclusive com apoio da iniciativa privada.

AE
Trânsito em São Paulo em imagem de 1972

A partir dessas soluções, afirma o especialista, a derrubada do Elevado Costa e Silva seria a operação mais “fácil” diante de um contexto maior. “Seria como derrubar o Muro de Berlim. E eu seria o primeiro a ir até esse ‘muro’ com meu martelinho”.

Segundo ele, a intenção de enterrar a ferrovia que corta o centro de São Paulo é antiga e pode solucionar gargalos do transporte na região. “Ao enterrar, pode ampliar o número de linhas e o limite de contêineres [para vagões], porque ali só pode circular com um, com limite de altura e obstáculos”.

A ligação com o litoral, prevê Merighi, poderia ocorrer a partir de Jundiaí, que funcionaria como terminal cargueiro, e passaria por municípios como Campo Limpo e Várzea Grande. “Isso abriria espaço para veículos leves e subtrilho na região metropolitana. E a ligação leste-oeste da capital seria uma região comercial ou residencial de alto nível.

“O fim do Minhocão vai ser estímulo forte para o transporte em São Paulo. É uma jogada linda do prefeito: resolve problema de São Paulo, abre espaço para o transporte ferroviário e atinge Jundiaí”.

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