Ex-prefeito de Miguelópolis (SP) é preso em Manaus

O ex-prefeito José Civis Ferreira estava foragido desde 2006 e foi preso por agentes da Polícia Federal

AE |

selo

O ex-prefeito de Miguelópolis, na região de Ribeirão Preto (SP), José Civis Ferreira, foi preso na última quarta-feira em Manaus (AM), por agentes da Polícia Federal (PF). Ele estava foragido desde 2006 e deverá ser transferido para a cidade do interior paulista, onde tem de cumprir penas por duas condenações, que somam cerca de quatro anos e meio de prisão, e responder a outros processos em andamento. Segundo o promotor de Miguelópolis, Frederico Francis Mellone de Camargo, Ferreira estava em Manaus como estudante de medicina e foi localizado por ser cadastrado numa lista de usuários do transporte público.

Ferreira foi prefeito entre 1983 e 1984 e de 2001 a 2003. As acusações contra ele ocorreram no ano de 2003, quando foi cassado pela Câmara, por diversas irregularidades administrativas. Ele tem duas condenações, que deveriam ser cumpridas em regime semiaberto: desvio e apropriação de dinheiro público (3 anos e 5 meses de prisão) e falsificação de documentos e desobediência (mais de um ano de prisão). A fuga de Ferreira ocorreu em 2006 e quatro mandados de prisão foram expedidos: dois pelas condenações e dois de prisão preventiva pelos processos em andamento.

Camargo recebeu a informação de que Ferreira estaria em Manaus há um mês e meio e acionou o Centro de Apoio à Execução (Caex), do Ministério Público Estadual, para localizá-lo. O ex-prefeito estava estudando medicina no Centro Universitário Nilton Lins (Unilins). Agora, o promotor espera a transferência de Ferreira para Miguelópolis, sem data prevista. Os trâmites burocráticos já estão em andamento.

Camargo informa que Ferreira cometeu ainda abusos de poder e tentativa de corrupção ativa, contra dois vereadores, além de fraudes em licitações, entre outros. Após sua cassação, Cristiano Barbosa Moura assumiu a prefeitura e foi eleito para o mandato seguinte. Moura responde a mais de dez processos criminais, como fraudes em licitações, uso de documentos falsos e desvio de verba pública, entre outros. O atual prefeito é Vergílio Barbosa Ferreira (PP), irmão de José Civis.

    Leia tudo sobre: ex-prefeito; Ribeirão Pretoforagidopresomanaus

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG