Estudantes da USP organizam protesto a favor da polícia no campus

Comunidade na internet criada por aluna de Letras pede o contrário do que grupo que ocupa prédio de Filosofia

AE |

Enquanto um grupo de alunos ocupa um prédio da Universidade de São Paulo e pede a saída da Polícia Militar do campus, outro organiza, por meio do Facebook, um protesto a favor da presença dos policiais. O evento na rede social foi criado por uma estudante do curso de Letras, que pertence a mesma unidade da Filosofia, carreira da maioria dos alunos que ocuparam um edifício na quinta-feira passada.

O ato a favor da PM está marcado para terça a partir das 17 horas, na Praça do Relógio, no campus Butantã, zona oeste de São Paulo. Segundo os organizadores, a  manifestação será feita em repúdio aos acontecimentos da semana passada. Depois que três alunos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) foram detidos consumindo maconha no estacionamento e outras centenas entraram em confronto com dezenas de policiais contra a opressão.

Na página do evento no Facebook, lê-se na descrição "Somos estudantes, somos trabalhadores, somos a maioria. E EXIGIMOS SEGURANÇA! A minoria contra tudo e todos não pode nos impedir de querer o que é nosso de direito! A Cidade Universitária é parte da cidade de São Paulo, e deve ser tratada como tal. Aqui a lei se cumpre, e os fora-da-lei são devidamente punidos!".

Os estudantes que ocupam a FFLCH, por outro lado, fazem ainda nesta noite uma assembleia geral para decidir até quando continuarão no edifício e organizam um protesto em frente à reitoria.

A Associação dos Docentes da USP enviou nota em que se manifesta contra a presença da polícia e a favor de segurança especializada em ambiente acadêmico.

Convênio feito este ano

A reitoria da universidade fez um acordo com a Secretaria de Segurança Pública para que fosse feito policiamento dentro da Cidade Universitária após a morte de um estudante em maio deste ano.

    Leia tudo sobre: uspocupação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG