Estado de SP registra 1º caso de dengue tipo 4

O caso é de uma moradora do município de São José do Rio Preto, no norte paulista, que já está curada

AE |

selo

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo informou hoje, por meio de nota, que identificou a circulação do vírus do tipo 4 da dengue pela primeira vez no Estado. O caso é de uma moradora do município de São José do Rio Preto, no norte paulista, que já está curada, segundo informações da secretaria. A paciente não tinha histórico de viagens recentes, o que aponta para possível transmissão autóctone (dentro do próprio Estado).

As amostras de sangue da paciente foram analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, em exames de prova e contraprova. A dengue tipo 4 já havia sido registrada nas regiões Norte e Nordeste, além do Estado do Rio de Janeiro. Até hoje, São Paulo tinha verificado apenas a transmissão dos vírus dos tipos 1, 2 e 3. A chegada do novo vírus pode levar a uma nova epidemia, pois a população não tem imunidade a esse subtipo.

A secretaria ressalta, porém, que os sintomas da dengue são os mesmos para os quatro tipos de vírus: febre alta, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos e manchas vermelhas na pele, acompanhadas ou não de dores abdominais e sangramentos espontâneos. A entidade recomenda a pacientes com esses sintomas que não tomem remédios por conta própria e que procurem orientação médica.

AE

    Leia tudo sobre: SAUDENO

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG