Estado de emergência é declarado em Bananal, em São Paulo

Prefeito teme que excesso de chuva possa provocar algum tipo de catástrofe, como a que aconteceu na serra fluminense

AE |

selo

O prefeito de Bananal (SP), Davi Moraes (PSB), declarou nesta quarta-feira estado de emergência no município devido às fortes chuvas, que já causaram inúmeros problemas à população local. Segundo o prefeito, o temor é de que o excesso de chuva possa provocar algum tipo de catástrofe, como a que aconteceu na serra fluminense. "Temos parte do município que fica na serra da Bocaina, onde as condições são muito semelhantes às do Rio de Janeiro", afirmou Moraes. 

Bananal, localizada no chamado Vale Histórico, está na divisa com o Estado do Rio de Janeiro e fica na rota de fuga da usina nuclear de Angra dos Reis. Segundo o prefeito, as chuvas "castigaram muito o município". O bairro das Laranjeiras, onde moram cerca de duas mil pessoas, está isolado por causa da queda de uma ponte. Outras áreas da cidade foram alagadas pelas águas do rio Bananal. A Estrada do Sertão (SP-247), que liga Bananal à Serra da Bocaina, também está parcialmente interditada em razão de inúmeros buracos. 

Os dois dias de estiagem - ontem e hoje - foram suficientes para aliviar a preocupação da Defesa Civil e de cem famílias dos bairros da Ponte Alta e Olaria, onde a água do rio Paraíba do Sul alcançou dois metros acima de seu nível normal. 

Segundo o coordenador da Defesa Civil local, João Paulo Bitencourt, se o tempo continuar melhorando, as famílias que estão abrigadas num ginásio de esportes do bairro devem começar a voltar para casa amanhã. "Já estamos limpando algumas ruas e distribuindo produtos para a limpeza das casas", acrescentou. 

Cerca de 140 famílias, em sete municípios do Vale do Paraíba, foram desalojadas por causa das chuvas, mas esse número pode subir bastante se as chuvas continuarem. Em Guaratinguetá, 900 famílias podem ficar desabrigadas se o rio Paraíba subir no máximo mais 15 centímetros e transbordar. O rio está sendo monitorado pela Defesa Civil.

    Leia tudo sobre: bananalchuvasestado de emergência

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG