Estações Luz e República do Metrô de São Paulo abrem dia 15

Trecho é um dos mais esperados da Linha 4-Amarela, pois será uma importante alternativa de baldeação para as estações Paraíso e Sé

AE |

selo

Com quase quatro anos de atraso, a primeira fase da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo será entregue no próximo dia 15. Essa foi a data anunciada na quarta-feira (31) pelo governo estadual para a inauguração das duas estações restantes: Luz e República. A ampliação do horário de funcionamento até a meia-noite, porém, não tem previsão para acontecer - apesar de ter sido prometida anteriormente.

Atualmente, a Linha 4-Amarela funciona apenas em dias de semana, das 4h40 às 21h. O trecho é considerado um dos mais importantes das linhas já existentes, pois será uma alternativa de baldeação às já superlotadas estações Paraíso e Sé, que devem passar a receber 20% menos passageiros assim que o horário for ampliado. Isso vai acontecer porque, com a entrega completa da primeira fase, será possível ir diretamente da Estação Consolação (Linha 2-Verde) para a República (Linha 3-Vermelha) ou para a Luz (Linha 1-Azul), sem precisar dar a volta pelas Estações Paraíso e Sé. 

Além disso, o ramal poderá ser usado como alternativa ao corredor de ônibus que passa pelas avenidas Rebouças e Consolação, um dos mais lentos da rede paulistana. Com a inauguração das novas estações e a ampliação do horário, a previsão do Metrô é de que o número de passageiros que utilizam diariamente a Linha 4-Amarela quase quadruplique - passando gradativamente de 190 mil para 700 mil ao longo de alguns meses. 

Agora, o sistema de metrô deve ficar quase dois anos sem inaugurações. Embora o cronograma esteja sujeito a adiantamentos ou atrasos, a projeção atual é de que só no fim do primeiro semestre de 2013 a rede ganhe sua próxima extensão, com a abertura da Estação Adolfo Pinheiro, na Linha 5-Lilás, na zona sul. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: inauguraçãometrôsão paulotransporte público

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG