Estação Pinheiros abre sem integração, banheiro e sinal de celular

Passageiros poderão usar os dos funcionários, após pedir para um agente da estação

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A Estação Pinheiros da Linha 4-Amarela começaou a operar às 10h desta segunda-feira. Porém já enfrenta duras críticas por não possuir alguns itens que facilitariam a vida do usuário. A inauguração ocorreu sem a estação possuir a integração com a Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o terminal de ônibus anexo, banheiros públicos, sinal de celular e wireless (internet sem fio).

Ainda nesta manhã, um grupo de cerca de 20 manifestantes se concentrou nesta manhã na porta da nova estação protestando contra parcerias público-privadas (PPP) em obras de transporte coletivo no Estado. O grupo, entre eles familiares e sindicalistas, carrega cartazes de protesto e aguarda a chegada de Alckmin.

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Manifestantes aguardavam chegada de Alckmin em frente da Estação Pinheiros

Os usuários que quiserem transferência para a CPTM terão de pagar mais R$ 2,90 - a promessa de "integração improvisada" feita em abril pelo secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, foi inviabilizada pela ViaQuatro, concessionária responsável pela operação da linha.

O "improviso" daria aos passageiros do Metrô tíquete para embarcar de graça na CPTM - e vice versa - até construção da passarela que permitirá integrar os sistemas. A transferência gratuita só deve começar em 30 de junho. O gestor de atendimento da ViaQuatro, José Luiz Bastos, diz que usuários terão opção de descer na Estação Cidade Universitária da CPTM e usar a Ponte Orca, que faz transporte de ônibus até a Estação Vila Madalena da Linha 2-Verde do Metrô.



Já a integração com o Terminal Intermodal Pinheiros, projetado pela Prefeitura, não tem prazo. A obra faz parte da revitalização do Largo da Batata e estava prevista para dezembro. Mas o canteiro de obras, ao lado da estação de Metrô, na Rua Capri, está vazio. A SP Obras informou que a retomada do projeto deve ocorrer no segundo semestre. A conclusão levará mais de um ano. Na prática, além de pagarem duas tarifas, passageiros do Metrô que tiverem de usar trem terão de andar 600 metros entre as duas estações.

As calçadas, principalmente da Rua Capri, estão esburacadas ou não existem. Quem precisar de ônibus terá de caminhar até vias já próximas da Estação Faria Lima do Metrô. Sem banheiros. A nova estação também não tem banheiros públicos, como prevê resolução da Secretaria dos Transportes Metropolitanos de maio de 2010.

A ViaQuatro informou que passageiros poderão usar os dos funcionários, após pedir para um agente da estação. Para Sérgio Andreucci, da Associação de Moradores e Empresários de Pinheiros, a entrega poderia ser adiada até banheiros e integração estarem prontos. Wireless e celular não têm prazo.

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