Estação Butantã do Metrô de SP é inaugurada hoje

Estação faz parte da Linha 4- Amarela e, inicialmente, irá operar em horário reduzido, das 8h às 15h

iG São Paulo |

A Estação Butantã da Linha 4 - Amarela, da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), é inaugurada nesta segunda-feira, sob protesto de manifestantes contra o aumento da tarifa e contra a privatização do transporte público. A estação está localizada na avenida Vital Brasil, esquina com a rua Pirajussara, na zona oeste da capital paulista, e inicialmente, irá operar das 8 às 15h, de segunda a sexta-feira, incluindo feriados.

Com a inauguração, a Linha 4 passa a ter três estações em funcionamento: além da Butantã, já operam as estações Paulista e Faria Lima. A Linha Amarela tem, atualmente, 5,5 km, mas, segundo o Metrô, quando for concluída passará a funcionar da estação Vila Sônia até a Luz, com 12,8 km de extensão.

A Linha Amarela foi programada para ser implantada em duas etapas. Até o fim do primeiro semestre deste ano, segundo informou a concessionária ViaQuatro, será inaugurada a Estação Pinheiros e, no segundo semestre, serão inauguradas as estações República e Luz.

Na segunda etapa, prevista para ser concluída entre os anos de 2013 e 2014, serão entregues as estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

AE
Estação Butantã é inaugurada sob protesto de manifestantes

Ganho de tempo

O Metrô afirma que a expectativa é que as pessoas ganhem cerca de 23 minutos em seus deslocamentos entre as avenidas Vital Brasil e Paulista, evitando o trânsito sobrecarregado dos corredores das avenidas Vital Brasil, Rebouças e Eusébio Matoso.

Anexo à estação Butantã, vai funcionar um terminal urbano de ônibus, projetado para atender linhas de ônibus municipais e intermunicipais.

O projeto do Metrô prevê que a Linha 4 - Amarela tenha conexão com as principais linhas do sistema metroferroviário da capital. Ao longo da sua extensão, a nova linha, que já faz integração com a Linha 2-Verde, na estação Paulista, terá integração, até o final deste ano, também com a Linha 3-Vermelha, na estação República, e com a Linha 1-Azul, na estação Luz.

*Com AE

    Leia tudo sobre: metrôestação butantãlinha 4

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG