Entenda as tatuagens do skinhead suspeito de matar punk em SP

Pesquisador explica ao iG o significado das imagens que o skinhead Guilherme Oliveria tem no corpo

Nara Alves, iG São Pauo |

O skinhead Guilherme Lozano Oliveira, de 20 anos, preso por suspeita de assassinar um punk em São Paulo, possui diversas tatuagens no corpo. Para entender o significado dessas imagens, o iG procurou David Vegas, de 22 anos, que passou dois anos inserido no mundo skinhead. Autor do livro "Cadarços Brancos", sobre o mundo skinhead, David explicou o que as imagens significam.

As fotografias foram tiradas e divulgadas pela Polícia Civil de São Paulo na sexta-feira, quando Guilherme foi preso suspeito de matar Johni Raoni Falcão Galanciak , de 25 anos. O crime foi cometido no dia 3 de setembro após uma briga entre grupos skinheads e punks em frente a um bar na rua Cardeal Arcoverde, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo. Outro jovem ficou ferido e continua em estado grave .

Entenda o significados das tatuagens:

1. Nos braços

AE/Divulgação

David Vega : "As runas nórdicas SS (das tropas de proteção nazistas) utilizadas pelas gangues neonazistas, a bola 8 de bilhar, juntas, 88 representa a 8ª letra do alfabeto, HH (Heil Hitler)".

2. Nas mãos

AE/Divulgação
David Vega: "Teias de aranha utilizada em diversas gangues (unidos todos na mesma teia), soco inglês é bem cultuado também, uma vez que todos usam mais as armas brancas. Caveiras com moicanos e a palavra “punk” – Típico dos anarcopunks".

3. No antebraço direito

AE/Divulgação
David Vega : "Tatuagens de Skinheads e Punks nervosos e cachorros raivosos. Típico dos Carecas do Subúrbio." (Carecas do Subúrbio são um grupo de skinheads)

4. Na cabeça

AE/Divulgação

David Vega: "Tatuagens na cabeça, comuns entre puks e skinheads, os grupos de extrema direita ostentam desenhos de armas, o fuzil AK 47."

5. Na perna

AE
David Vegas : "Rostos sombreados de soldados e bandeiras também são comuns entre skinheads e punks"

6.

AE/Divulgação
No antebraço esquerdo

David Vegas : "Oi! Saudação do dialeto cockney escocês que simboliza a união de skinheads e punks (nacionalistas e apolíticos). No Brasil utilizado pelos Carecas do Subúrbio".

*Errata : Até as 16h de segunda-feira, a reportagem informou erroneamente que Guilherme Oliveira foi colega de David Vegas. O ex-colega do autor é Guilherme Carvalho, preso há duas semanas.

    Leia tudo sobre: Skinheadpunktatuagemviolência

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG