Em um dia, chove 32% do esperado para dezembro em SP

Chuva causou a queda de pelo menos 15 árvores e 80 pontos de alagamento na cidade. Via na zona oeste permanece alagada

iG São Paulo |

O volume de chuva que atingiu a capital paulista na segunda-feira foi de 65 mílimetros, o que representa 32% do esperado para todo o mês de dezembro, segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Nesta terça-feira, funcionários da Prefeitura recolhem lixos e entulhos trazidos pela enchente.

AE
Funcionários removem lixo na avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, na Vila Prudente, zona leste deda cidade

A forte chuva, acompanhada de ventos que chegaram próximo dos 100 km/h, causou 80 pontos de alagamento, sendo 15 intransitáveis, além da queda de diversas árvores. Nesta terça, a avenida Dr. Candido Motta Filho, na zona oeste, ainda segue alagada.

Entre domingo - quando a cidade também foi atingida por chuva - até a manhã desta terça, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou bloqueio em 15 vias por conta da queda de árvores. O número de incidentes do tipo pode ser bem maior, já que este são os contabilizados apenas nas vias monitoradas pela CET, que somam 868 km. Não houve feridos.

Um dos piores pontos é a avenida Cruzeiro do Sul, na zona norte da cidade, que está totalmente fechada no sentido Santana, perto da rua Pedro Vicente. Por volta das 13h, o congestionamento no local era de 2,3 km. A orientação da CET é de que os motoristas evitem a região e usem um desvio pelas avenidas Tiradentes e Santos Dumont.

Outra via com grande fluxo de veículos que está prejudicada pela queda de árvore é a avenida Escola Politécnica, perto da avenida Torres de Oliveira, no Butantã, zona oeste.

AE
Árvore de grande porte caiu por volta das 18h de segunda-feira na rua Duarte da Costa, no bairro da Lapa

Transtornos

Toda a cidade ficou em estado de atenção das 16h até as 19h45. A região da subprefeitura da Vila Prudente, na zona leste de São Paulo, chegou a ficar em alerta por 1h30 por conta do transbordamento do córrego da Mooca. A chuva também provocou o fechamento do aeroporto de Congonhas por cerca de 30 minutos, causando atrasos em 51 voos.

Previsão

A terça-feira começou com tempo nublado, temperatura em torno dos 17°C e chuva fraca em pontos isolados. De acordo com o CGE, o sistema frontal permanece no litoral paulista nos próximos dias, o que mantém o tempo nublado e chuvoso. A máxima não ultrapassa os 22ºC e o risco de alagamentos e deslizamentos de terra na cidade continua elevado.

    Leia tudo sobre: chuvaalagamentosqueda de árvores

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG