'Economizarei quase R$ 90 por mês', diz analista de mídias

Pacientes hipertensos e com diabetes podem retirar medicamentos gratuitos em farmácias de todo o País

Márcio Apolinário, iG São Paulo |

O primeiro dia de distribuição gratuita dos medicamentos para diabetes e hipertensão, na cidade de São Paulo, foi tranquilo nas dez farmácias conveniadas ao programa “Aqui Tem Farmácia Popular” visitadas pela reportagem do iG nesta segunda-feira. De acordo com os atendentes entrevistados, nas redes Drogasil, Onofre, Droga Raia, Rede Pague Menos e Drogaria São Paulo ( Confira a lista dos estabelecimentos por Estado ), nos bairros Itaim, Jardim Paulista e Santa Cruz, a tranquilidade se deu devido à eficácia do sistema que, segundo eles, não apresentou problema neste primeiro dia de distribuição gratuita.

Márcio Apolinário/iG
Analista de mídias Natália Moreira Silva obteve gratuitamente remédio para diabetes
Para conferir o atendimento e o preparo dos funcionários para atender clientes que pretendiam receber esses medicamentos gratuitamente, a reportagem do iG acompanhou a analista de mídias Natália Moreira Silva, de 25 anos, que sofre de diabetes desde os 13 anos. Natália cumpriu o protocolo e levou todos os documentos necessários para a obtenção dos remédios: CPF, RG e a receita médica, que lhe dava direito a duas caixas de Insulina Humana NPH 100UI.

A solicitação sairia sem muitos problemas, caso não fosse o despreparo do funcionário que a atendeu. Sem saber ao certo onde procurar o nome do medicamento, o funcionário de uma grande rede de drogarias precisou pedir ajuda para outros dois colegas de trabalho, para então, concluir a entrega. “Ainda bem que eu estava bem informada e consegui ajudar o atendente, caso contrário não sairia daqui tão cedo com meus remédios na mão. Mas no final deu tudo certo. Economizarei quase R$ 90 por mês. Dinheiro que eu posso gastar com outras coisas e não com a doença”, ponderou a analista de mídias.

O auxiliar administrativo Rafael Ramos Araujo, de 26 anos, não sabia que tinha direito a medicamento para hipertensão e descobriu por acaso na drogaria enquanto comprava remédio para dor de cabeça. “Foi uma grande atitude do governo dar esse remédio de graça. Mas bem que o pessoal da farmácia poderia informar a gente né? Ouvi duas senhoras conversando sobre isso e fui perguntar para a atendente, que não soube me explicar direito como ia funcionar o lance das receitas. Eu nem sabia que tinha direito e já ia gastar dinheiro à toa. Acho que eles poderiam melhorar a divulgação desse nosso direito, assim muitas pessoas poderão destinar essa quantia para outras compras”, avaliou o jovem.

Segundo a farmacêutica Aline Gutierres da rede Onofre, o movimento vai variar muito pouco. “As redes conveniadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular já ofereciam descontos de 90%, subsidiados pelo Governo Federal. Então muitas pessoas recebiam esses medicamentos por um preço muito inferior ao apresentado pelo mercado em geral. Acredito que não haverá uma demanda muito acima do que temos hoje em dia. Esses tipos de medicamentos, pelo menos aqui, não são os mais procurados”.

Confira, abaixo, os princípios ativos dos medicamentos contra hipertensão e diabetes que passam a ser oferecidos gratuitamente a partir desta segunda-feira:

Hipertensão
Captopril 25 mg, comprimido
Maleato de enalapril 10 mg, comprimido
Cloridrato de propranolol 40 mg, comprimido
Atenolol 25 mg, comprimido
Hidroclorotiazida 25 mg, comprimido
Losartana Potássica 50 mg

Diabetes
Glibenclamida 5 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 500 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 850 mg, comprimido
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 10 ml
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 5 ml
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 3ml (carpule)
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 1,5ml (carpule)
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 10 ml
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 5 ml
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 3ml (carpules)
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 1,5ml (carpules)

    Leia tudo sobre: diabeteshipertensãofarmácia popularremédios

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG