Divórcios triplicam no Estado de São Paulo em agosto

Redução do prazo e burocracia para realizar a separação com a Emenda Constitucional 66 colaborou para aumento dos registros

iG São Paulo |

O número de divórcios em cartório triplicou no mês de agosto, no Estado de São Paulo, quando comparado ao mesmo período do ano passado. De acordo com o Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB), no mês foram registrados 1.293 divórcios, enquanto em agosto de 2009 o total foi de 397.

Segundo o CNB, o significativo aumento pode ser atribuído à Emenda Constitucional 66, publicada em julho deste ano, que extinguiu os prazos necessários para a realização do divórcio e permitiu a realização de divórcios consensuais em cartório.

O CNB informou que no mesmo mês da publicação o número de divórcios foi de 738, resultado quase duas vezes maior que os 419 registrados no ano anterior. Após a publicação da Emenda, o crescimento foi 2,5 vezes o número apresentado em 2009. Entre julho e agosto deste ano foram registrados 2.031 divórcios, enquanto no mesmo período do ano passado foram 816.

Os números foram levantados junto à Central de Escrituras de Separação, Divórcio e Inventário (Cesdi), mantida pelo CNB-SP, entidade de classe que reúne os Tabeliães de Notas de São Paulo e referem-se apenas aos divórcios realizados nos Cartórios de Notas do Estado de São Paulo.

    Leia tudo sobre: divórciocartórioseparaçãoinventário

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG