Deslizamento de terra mata mãe e filho em Mauá (SP)

Deise dos Santos, de 34 anos, e o filho Tauã Lima, de 11 anos, morreram soterrados. Outras duas pessoas conseguiram se salvar

iG São Paulo |

nullUm deslizamento de terra causou a morte de duas pessoas, por volta das 20h de terça-feira, no Morro do Macuco, no Jardim Zaira, em Mauá, Grande ABC. Segundo os Bombeiros, no início da manhã desta quarta-feira, foram encontrados os corpos da faxineira Deise Trindade dos Santos, de 34 anos, e do filho dela Tauã Trindade dos Santos Lima, de 11 anos. Eles são as primeiras vítimas da chuva de 2011 no Estado de São Paulo.

O deslizamento atingiu apenas a residência da família Lima, que ficou completamente destruída pela lama que desceu da encosta. Estavam na casa também Tainara Trindade da Silva Lima, 13 anos, irmã de Tauã, e Carlos Santos, de 23 anos, tio das crianças. Os dois conseguiram escapar e foram socorridos ao Hospital Nardini. Segundo os bombeiros, não correm risco de morte.

O marido de Deise e pai das crianças, o auxiliar de serviços gerais Edson Edmilson da Silva Lima, de 38 anos, estava na casa de colegas quando foi avisado sobre o deslizamento. Ele mora no bairro desde que nasceu e considera que o acidente ocorreu por causa de moradores que estão construindo casas no alto do morro, jogando para baixo a terra retirada e o esgoto das residências.

Resgate

A operação de resgate contou com 32 bombeiros, além de um cão farejador e um trator. Tauã cursava a 5ª série do ensino fundamental e foi encontrado morto ao lado da porta da casa, dez minutos após a chegada do Corpo de Bombeiros. Já o corpo de Deise foi localizado apenas cerca de dez horas de buscas nos escombros.

A Defesa Civil Municipal interditou cerca de dez casas no entorno por causa do risco de mais deslizamentos. Segundo a assessoria da Prefeitura de Mauá, um mapeamento realizado em 2004 considerou a área do Morro do Macuco como de risco e sugeriu a remoção dos moradores, o que não foi feito.

AE
Bombeiros trabalham no local do deslizamento que matou duas pessoas

*Com informações da Agência Estado

    Leia tudo sobre: deslizamentomauámortesão paulochuva

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG