Defesa Civil inicia Operação Verão no Estado de São Paulo

Com chegada da temporada de chuvas no Estado, órgão deu início aos trabalhos preventivos de antecipação das situações de risco

iG São Paulo |

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) iniciou nesta quinta-feira a Operação Verão para a prevenção contra desastres naturais durante a temporada de fortes chuvas no Estado. A operação, que se estende até o dia 31 de março de 2012, contará com os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs) e antecipação das situações de risco.

Segundo a Defesa Civil, serão priorizadas as ações de monitoramento meteorológico e pluviométrico, bem como vistorias técnicas de campo  e retirada prévia de moradores de áreas de risco.  Ao todo, são nove PPDCs em 129 municípios, com foco nas ocorrências de escorregamentos e inundações. 

Divulgação
Com o início da Operação Verão a Defesa Civil de SP recebeu 31 novas viaturas nesta quinta

O Vale do Ribeira e Região Metropolitana de São Paulo, com 55 municípios ambos, receberão ações específicas para inundações. Sete entram como áreas de risco para escorregamentos [Serra do Mar, ABC, região metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, Campinas, Sorocaba e Jundiaí; com 113 municípios ao todo]. Na Grande São Paulo, 39 cidades são abrangidas tanto por planos de escorregamento como de inundações.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT), em seu último estudo divulgado em outubro e realizado em parceira com a Prefeitura de São Paulo, 15,3 km² do território da capital representam estado de alerta e apresentam risco alto ou muito alto aos moradores. Outras 527 regiões são consideradas de risco médio baixo (R2 e R1) na cidade. Entre as ocorrências mais frequentes, estão: escorregamentos em áreas de encosta (735 apresentam esse risco) e solapamento de margens de córregos (444 regiões).

Novas viaturas

Com a proximidade da temporada de chuvas de verão, estação que tem início no próximo dia 22, a prefeitura entregou 31 novas viaturas para a Defesa Civil da cidade de São Paulo. A entrega dos veículos foi realizada no Centro de Formação em Segurança Urbana (CFSU), na Mooca.

Um dos objetivos com a modernização das viaturas é a integração com as forças militares da cidade. Os carros são equipados com rádios digitais integrados às frequências da Guarda Civil Metropolitana (GCM), da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros.

Segundo a prefeitura, o sistema de comunicação da Defesa Civil também ganhou novos equipamentos nesta quinta-feira. As equipes poderão contar com 178 rádios para garantir a comunicação mesmo em caso de pane na rede de telefonia. Os novos equipamentos e veículos serão distribuídos pelas 31 subprefeituras. 

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG