Cresce o total de acidentes fatais com ônibus em São Paulo

Dados da CET apontam aumento de 15% em casos. Estudo mostra que os ônibus se envolveram em 251 ocorrências no ano passado

AE |

selo

Na contramão da queda geral da violência no trânsito, os ônibus foram os únicos veículos que apresentaram alta na quantidade de acidentes com mortes na cidade de São Paulo. Os dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), quando separados por veículos, mostram que os ônibus se envolveram em 251 casos no ano passado, ante 218 no mesmo período anterior - alta de 15,1%.

Os dados fazem parte do Relatório de Acidentes de Trânsito - 2009 da CET, que apresenta uma radiografia dos acidentes com mortes na cidade. O jornal O Estado de S. Paulo teve acesso ao documento e, na edição de quinta-feira, mostrou os números referentes aos casos envolvendo as motos.

Quando os acidentes fatais são separados por tipos de veículo, é possível notar uma queda generalizada na quantidade de casos, com exceção dos ônibus. Os acidentes envolvendo automóveis, por exemplo, apresentaram queda de 5,3%. O mesmo quadro é verificado com as motos (-10,1%), caminhões (-22,6%) e bicicletas (-11,3%).

Uma das medidas adotadas pela CET para diminuir esses acidentes foi reduzir de 60 km/h para 50 km/h a velocidade nos corredores exclusivos de ônibus e instalar gradis para que a travessia dos pedestres aconteça apenas em locais considerados seguros. A São Paulo Transportes (SPTrans) também ressalta que todos os 15 mil ônibus municipais têm tacógrafos - controladores de velocidade - e os veículos são monitorados via satélite.

Os condutores envolvidos em acidentes são afastados preventivamente até que sejam verificadas as causas do ocorrido. "Caso seja constatado que não praticou os conceitos de direção defensiva, ele tem de passar por reciclagem", informou a SPTrans, por meio de nota. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: acidentesônibustrânsitocetsão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG