Construção do metrô ligando Congonhas ao Morumbi recebe autorização ambiental

A primeira etapa terá 8 km e sairá do aeroporto por trilhos elevados sobre a Avenida Roberto Marinho

Agência Brasil |

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, informou nesta terça-feira (20) que será oficializada nesta quinta-feira (21) a autorização do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades), órgão vinculado ao Executivo municipal, para que sejam iniciadas as obras do metrô da Linha 17-Ouro, que vai ligar o Aeroporto de Congonhas ao bairro do Morumbi, na zona sul da cidade.

"Já tínhamos tido a licença, mas não a de instalação, que sai amanhã [20]”, revelou Alkmin. Como parte dos investimentos em infraestrutura associados à preparação do país para os jogos da Copa do Mundo de 2014, essa nova linha será instalada pelo sistema de monotrilho elevado. Ela terá uma extensão de 17,7 quilômetros (km) e 18 estações, com capacidade de transportar 252,4 mil usuários por dia.

Mais sobre o metrô de SP:

Tarifa de metrô e trens em São Paulo sobe para R$ 3

Metrô de São Paulo libera bicicleta nas escadas rolantes

Metrô obtém licença para novas estações da Linha 4

A primeira etapa terá 8 km saindo do aeroporto e passando por trilhos elevados sobre a Avenida Roberto Marinho, antiga Águas Espraiadas, rumo ao Morumbi, com previsão de atender 43,2 mil usuários por dia. O custo total do empreendimento foi estimado em torno de R$ 3,2 bilhões, com recursos compartilhados pelo governo do estado e pela Caixa Econômica.

Quando o trecho estiver pronto, os passageiros poderão fazer conexões com os ramais da Linha 1-Azul (na ligação das estações Jabaquara-Turucuvi); Linha 4-Amarela (Luz-Vila Sônia); Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) e Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú).

“Essa é uma surpresa muito agradável e isso nos dá margem para a assinatura da ordem de serviços”, disse o secretário estadual do Transportes Metropolitanos (STM), Jurandir Fernandes. Segundo ele, o anúncio oficial sobre o início dos trabalhos deverá ocorrer no próximo sábado (24), em solenidade na Estação Fradique Coutinho, do metrô.

Alckmin esteve hoje no Seminário sobre Gestão de Cidades em Tempos de Sustentabilidade, na sede da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).

    Leia tudo sobre: metrôtrilhosaeroporto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG