Começa vacinação em crianças de 2 a 4 anos

Campanha vai até o dia 2 de junho. Quem não tomou a vacina nas etapas anteriores também terá nova oportunidade

iG São Paulo |

Começa nesta segunda-feira a nova etapa da campanha nacional de vacinação contra o vírus Influenza H1N1. Crianças de 2 anos até as que tenham 5 anos incompletos podem se vacinar a partir de hoje.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a medida foi possível graças a um excedente de vacinas que foram compradas. Há quase dez milhões de crianças brasileiras nesta faixa etária que devem ser imunizadas com duas meias doses da vacina. "Por isso, 21 dias após a primeira aplicação, as crianças devem ser levadas novamente aos postos para a segunda meia dose”, afirmou em entrevista na última sexta-feira, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Quem pertence a grupos de risco de contágio do vírus e ainda não foi vacinado também terá uma nova oportunidade. Até o dia 2 de junho, todos os 36 mil postos de saúde do País permanecerão com a campanha.

Balanço da Campanha

Segundo o ministro, 61 milhões de brasileiros já foram vacinados, o que corresponde a 32% de toda a população. Dos grupos de maior risco, 100% dos trabalhadores da área de saúde foram vacinados, assim como crianças de 6 meses a 2 anos. Os indígenas e pacientes com doenças crônicas, incluindo idosos, estão em 80%. Gestantes, em 68%. Cerca de 77% de adultos entre 20 e 29 anos foram vacinados e apenas 37% dos que estão entre 30 e 39 anos. Os dados são do balanço até o dia 20 de maio.

    Leia tudo sobre: vacinaçãogripe H1N1

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG