Cidade de São Paulo terá seu primeiro mapa cicloviário

Mapa é conjunto dos melhores trajetos que podem ser usados pelos ciclistas para chegar a qualquer ponto do centro expandido de SP

AE |

selo

A cidade dos carros e das motos ganha hoje o primeiro mapa cicloviário, um conjunto dos melhores trajetos que podem ser usados pelos ciclistas para chegar a qualquer ponto do centro expandido de São Paulo.

Leia também: 'Ciclovia ajuda bastante', diz usuária em Santos

AE
Ciclista utiliza a nova ciclovia que interliga a Estação Butantã do Metrô com a Cidade Universitária, na zona oeste de São Paulo (22/9)

O trabalho é uma parceria do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e da Secretaria Municipal de Esportes - ao todo, foram seis meses de trabalho para mapear ciclorrotas em 28 distritos, da Vila Leopoldina, na zona oeste, à Vila Prudente, na leste; de Moema, na zona sul, a Santana, na norte.

A ideia é que o ciclista encontre em sua região itinerários seguros para seguir em direção a qualquer ponto do mapa. As ciclorrotas cruzam os bairros e muitas passam perto de estações de metrô, estacionamentos, locais de aluguel de bicicletas e equipamentos culturais.

No mapeamento, o Cebrap levou em consideração diversos critérios, como a intensidade do tráfego, a presença de ônibus, a existência de museus ou faculdades no entorno, a quantidade de aclives ou declives. Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Pesquisa Origem-Destino de 2007 também foram considerados. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG