Cidade de São Paulo entra em alerta por conta do tempo seco

Índice de umidade do ar chegou a 19%. Segundo o Inmet, agosto terminou como o mês mais seco desde 1943

iG São Paulo |

A cidade de São Paulo entrou em alerta, novamente, nesta quarta-feira por conta do tempo seco. De acordo com a Defesa Civil, por volta das 16h, o índice de umidade do ar estava em 19%.

AE
Poluição é vista no horizonte em foto tirada do alto do Edifício Itália, no centro de São Paulo, nesta qurta-feira

A recomendação do órgão é que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h e não pratique exercícios entre as 11h e 15h. Além disso, é aconselhável a ingestão de bastante líquido.

A Defesa Civil faz ainda um apelo para que as pessoas não coloquem fogo em terrenos baldios e vegetação seca, já que a baixa umidade relativa do ar pode aumentar as chances de incêndio.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), agosto de 2010 terminou como o mês mais seco da cidade de São Paulo desde 1943 , ano em se iniciaram as medições. O volume de chuva no mês foi de 0,4 milímetros - cerca de 1% da média para agosto, que é de 39 milímetros.

Na terça-feira, a umidade do ar chegou a 24% e foi o 12º dia em que a cidade registrou índices abaixo da marca dos 30% no último mês. O ar é considerado bom para a saúde com umidade acima de 60%.

Mesmo em agosto de 2007 - que não teve chuva - não houve uma sequência tão longa de dias com baixa umidade. No período, apenas dois dias registraram nível inferior a 30%. Em agosto de 2009, que registrou o recorde mínimo de umidade relativa do ar - 10% -, apenas quatro dias ficaram sob estado de atenção.

Sintomas causados pelo tempo seco

Com a umidade reduzida, há aumento nos níveis de dióxido de enxofre e material particulado devido às piores condições de dispersão. Isso propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares.

Alguns dos sintomas são: dores de cabeça e irritação nos olhos, nariz, garganta ou na pele; garganta seca, voz rouca, inclusive com possibilidade de inflamação da faringe; rompimento de vasos do nariz, provocando sangramento. Neste período também aumentam a chances de se contrair conjuntivite viral, alérgica, síndrome do olho seco e infartos, principalmente em quem já tem problemas cardiovasculares.

    Leia tudo sobre: tempo secosão pauloprevisão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG