Chuva provoca alagamentos na Grande São Paulo

Córregos de São Bernardo do Campo e Santo André transbordaram. Bombeiros socorreram pessoas que ficaram ilhadas

iG São Paulo |

A chuva forte que atinge as cidades do ABC paulista, na região metropolitana de São Paulo, provoca alagamentos e transtornos nesta quarta-feira. Bombeiros chegaram a resgatar moradores com botes. A cidade de São Paulo ficou em estado de atenção até as 16h40 e chegou a registrar sete pontos de alagamento.

AE
Alagamento na avenida Jurubatuba, em São Bernardo do Campo (SP), deixa motorista ilhado, nesta quarta-feira

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as chuvas perderam força na capital, onde há apenas nebulosidade e chuvas fracas em boa parte dos bairros. Na Grande São Paulo, a precipitação é forte apenas em Mogi das Cruzes. 

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), às 20h, a cidade tinha 15 quilômetros de lentidão. Os pontos de maior lentidão estavam na avenida Washington Luis, sentido bairro, da rua Vieira de Morais até a praça Ministro Pedro Chaves (3,8 Km); na avenida João Dias, sentido bairro, da avenida João Carlos da Silva Borges até a avenida Alberto Augusto Alves (2,4 Km); na avenida Professor Francisco Morato, sentido centro, da rua Roquete Pinto até a ponte Eusébio Matoso (1,8 Km); e no Túnel Ayrton Senna II, sentido único, da avenida Pedro Álvares Cabral até a avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade (1,8 Km).

As chuvas deixaram sem energia elétrica os moradores do bairro de Moema, na zona sul. Segundo a AES/Eletropaulo, um galho de árvore caiu e partiu o cabo da rede elétrica, deixando o bairro sem luz. Equipes de manutenção já restabeleceram a energia. Por conta da falta de luz, alguns semáforos em importantes vias do bairro ficaram apagados, entre eles na avenida Ibirapuera e avenida Sabiá.

ABC

AE
Imediações do Paço de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, alagado nesta tarde
No ABC paulista houve o transbordamento, por volta das 14h, do córrego Saracantan, em São Bernardo do Campo, e do Ribeirão dos Meninos, em Santo André e em São Caetano do Sul.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para socorrer uma pessoa que ficou ilhada na rua Jurubatuba, no centro de São Bernardo do Campo. Segundo informações da Defesa Civil municipal, há alagamentos nas avenidas Maria Servidei Demarchi e Marechal Deodoro com Prestes Maia, região da Vila Vivaldi, além de na avenida Faria Lima, nos dois sentidos, próximo ao Paço Municipal, e na praça Samuel Sabatini, sentido Santo André, bem como ao lado do Shopping Metrópole.

Conforme o órgão, houve ocorrência de desmoronamentos nos bairros de Ferrazópolis, Jardim Ipê e Terra Nova, alagamentos em moradias nos bairros Detroit e Divinéia, deslizamento no Royal Parque e queda de árvore no Jardim Ipanema. Não há registro de vítimas. Uma internauta enviou uma foto do estacionamento de um shopping em São Bernardo alagado após chuvas .

Patricia de Melo
Internauta registra estacionamento de shopping alagado
As chuvas também provocaram alagamento na rodovia Anchieta, altura do km 18, no sentido litoral, mas o local está transitável. A via também ficou interditada na pista central, do km 10 ao 13, por precaução do alagamento do Ribeirão dos Couros, mas já foi liberada, de acordo com informações da Ecovias.

Em Santo André, uma pessoa e uma criança ficaram ilhadas dentro de uma residência na rua Curupaiti, no Bairro Pinheirinho, e, em Diadema, um motorista não conseguiu sair do automóvel na rua Granja, no Parque Real, e precisou de socorro. 

Transportes

No Aeroporto de Congonhas, na zona sul paulista, os ventos atingiram cerca de 45 km/h e por conta da chuva e má visibilidade as operações foram suspensas por 50 minutos e retornaram às 13h33.

Em razão de pontos de alagamento nos trilhos, trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tiveram a circulação prejudicada na Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra). Os trens só seguiam até a Santo André, mas a situação foi normalizada por volta das 15h. 

*Com informações da Agência Estado

    Leia tudo sobre: chuvaabctranstornosalagamentos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG