Chuva faz São Paulo enfrentar mais um dia de caos

Bairro da zona leste registrou queda de granizo nesta tarde. Córrego Ipiranga transbordou na zona sul da cidade

iG São Paulo |

Luiz Guarnieri/Futura Press
Córrego Ipiranga transbordou e alagou a avenida Ricardo Jafet, na zona sul de São Paulo
A chuva que atinge a região metropolitana de São Paulo nesta quarta-feira deixou e toda a capital paulista em estado de atenção até as 18h15, informou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura. A subprefeitura do Ipiranga, na zona sul, ficou em em estado de alerta, das 17h10 até as 17h30, por conta do transbordamento do córrego Ipiranga em 2 pontos, na av. Dr.Ricardo Jafet com a rua Coronel Diogo, e na av. Abraão de Moraes entre av. Fagundes Filho e Bosque da Saúde. Durante o dia, a capital chegou a registrar 67 pontos de alagamento.

De acordo com o CGE, somente o índice registrado no bairro do Ipiranga, 112,0mm, equivale a praticamente a metade da chuva prevista para a cidade em todo o mês de fevereiro, que é de 217mm.

iG São Paulo
Alagamento na r. Amauri, no Itaim Bibi, na zona oeste de São Paulo
Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação atendeu a 56 ocorrências no horário das chuvas. Em uma delas, uma árvore caiu sobre uma residência na av. Dr. Salomão Vasconcelos, em Cangaíba, na zona leste da capital, mas não houve vítimas. Em outra ocorrência, na mesma região, sete pessoas que estavam ilhadas em uma lotação, na av. Dr. Assis Ribeiro, foram resgatadas por duas viaturas. Os bombeiros ainda alertaram para a grande quantidade de raios durante as chuvas desta tarde. O internauta Attílio Piraíno Filho enviou fotos da tempestade de raios na zona leste .

O temporal também provocou o fechamento para pousos e decolagens do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, por mais de 1 hora. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), as operações foram interrompidas às 16h12 e reabriram às 17h31. 

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), às 21h, a cidade tinha 86 quilômetros de lentidão.

Segundo o CGE, após uma tarde de muita chuva em diversos bairros, a capital paulista segue com nebulosidade e chuvas em pontos isolados. Conforme imagens de radar, há precipitação moderada apenas no extremo sul da cidade, entre Parelheiros e Engenheiro Marsilac.

Às 15h35, o aeroporto de Guarulhos registrou rajadas de vento de 38 km/h. Às 16h, os ventos chegaram a 54 km/h no mesmo local, e a 40 km/h no aeroporto do Campo de Marte. Ainda foi observada queda de granizo em Guaianazes às 16h, e em São Mateus às 14h40

Na madrugada, o tempo segue bastante instável. Áreas de chuva formadas no interior do Estado deslocam-se em direção à Grande São Paulo, e devem provocar chuvas moderadas em alguns pontos da capital.

Attílio Piraíno Filho/Minha Notícia
Raio na zona leste dão São Paulo. Foto enviada por internauta

Trens

A circulação de trens da Linha 12 - Safira (Brás Calmon Viana) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi interrompida por conta de uma descarga elétrica, que atingiu a rede de fornecimento de energia elétrica aos trens, mas ja foi retomada. Segundo a CPTM, o raio caiu por volta das 15h20, entre as estações Engenheiro Goulart e Tatuapé, na Linha 12. Por este motivo, a circulação de trens na Linha 12 estava sendo realizada entre as estações Brás e Tatuapé e entre as estações Engenheiro Goulart e Calmon Viana.

Maiores índices pluviométricos por Subprefeitura:

Ipiranga - 112,0mm
Consolação (CGE) - 65,2mm
Mooca - 57,3mm
Vila Mariana - 55,2mm
Sé - 53,0mm
Pinheiros - 49,9mm
Jabaquara - 49,0mm
Cidade Tiradentes - 47,5mm
Penha - 45,5mm
Vila Prudente - 45,0mm

Índice médio por região:

Centro - 59,1mm
Zona Leste - 32,5mm
Zona Sul - 30,8mm
Zona Oeste - 27,7mm
Zona Norte: 14,5mm

    Leia tudo sobre: estado de atençãochuvasão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG