Chuva transborda córrego e deixa regiões de São Paulo em alerta

Marginal Tietê tem pelo menos dois pontos de alagamento na tarde desta quinta-feira

iG São Paulo |

A chuva que atinge a região metropolitana de São Paulo nesta quinta-feira deixou as regiões da Lapa e Pirituba/Jaraguá em estado de alerta para enchentes das 17h20 às 19h, devido ao extravasamento do ribeirão Vermelho/Anhanguera. Com isso, a Marginal Tietê, em dois pontos, e em mais 9 locais da cidade estão com alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura. As zonas leste, sudeste, centro, norte e oeste da capital paulista, além das regiões das marginais Pinheiros e Tietê, ficaram em estado de atenção até as 18h25.

Willians Queiroz / Futura Press
Homem enfrenta alagamento na Rua Donato Luongo, zona norte de São Paulo

Especial chuvas: Com obras inacabadas, São Paulo espera novas enchentes

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), às 19h, a cidade tinha 209 quilômetros de lentidão, índice acima da média para o horário. As vias com os piores trechos são a Marginal Tietê, sentido A. Senna, pista expressa, da ponte Julio de Mesquita Neto até a ponte Aricanduva (13 km); a MArginal Pinheiros, sentido Interlagos, pista expressa, da Ponte Cidade Universitária até a Ponte João Dias (11 km); o corredor Norte/Sul, sentido Santana, do Viaduto João Julião da Costa Aguiar até a Praça da Bandeira (8,6 km) e a Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, pista local, da Ponte da Freguesia do Ó até a Rua Azurita (7,7 km).

Segundo o CGE, novas instabilidades que se propagaram do interior do Estado em direção à região metropolitana provocam chuvas em diversos pontos da capital. Segundo imagens de radar, a precipitação é forte em praticamente todos os bairros da zona norte. Na região central e zona oeste, chove fraco com pontos moderados.

Na zona leste as chuvas diminuíram bastante, mas ainda persistem com intensidade nos bairros de Ermelino Matarazzo, São Mateus e Itaim Paulista. Nos demais pontos da região, chove fraco com alguns pontos moderados.

Na Grande São Paulo, a chuva é forte em Cotia, Barueri, Carapicuíba, Osasco, Guarulhos, Suzano e Ribeirão Pires.

Segundo os meteorologistas do CGE, a tendência para as próximas horas é de que algumas áreas de chuva que ainda se encontram no interior do Estado se desloquem em direção à Grande São Paulo. Entretanto, até o final da noite a precipitação diminui gradualmente de intensidade.

Segundo a previsão, as instabilidades continuam atuando sobre o Estado de São Paulo pelo menos até sexta-feira, mantendo o potencial para a ocorrência de chuvas ao longo do dia. As temperaturas oscilam entre mínimas de 19 ºC e máximas de 24 ºC. O sábado ainda começa com muitas nuvens, mas já não há previsão de chuvas significativas para a capital. No domingo (11), o tempo abre e o predomínio será de sol entre nuvens. As temperaturas voltam a subir e as máximas ultrapassam os 28,0ºC.

    Leia tudo sobre: chuvaestado de atenção

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG