Churrasco na Cracolândia divide espaço com consumo da droga

Ato de 'gente diferenciada' foi convocado em protesto contra a ação da polícia de SP para combater o consumo intensivo da droga

Carolina Garcia, iG São Paulo |

Cumprindo as promessas feitas ao longo da última semana, um grupo de manifestantes comandou na tarde deste sábado na região da Cracolândia, no centro da capital paulista, um "churrasco de gente diferenciada". Com direito a várias churrasqueiras espalhadas pela área e a uma animada roda de samba, o evento dividiu espaço com o consumo do crack na região.

Entenda o caso: Ação da polícia cria 'subcracolândias' no centro de São Paulo
Saiba mais: Grupo organiza churrascão da gente diferenciada na Cracolândia

Relembre: 'Churrasco da gente diferenciada' nasceu após em protesto em Higienópolis

Dezenas de pessoas fumavam livremente a droga a apenas cerca de 50 metros do local da festa. Alguns até comemoravam o fato de terem encontrado alguns pedaços da droga jogados no chão. Diante da chegada da imprensa, a polícia encarregou-se de dispersar o grupo.

Carolina Garcia/iG São Paulo
Homem sobe na fachada de um casarão e canta o hino nacional, durante churrasco na Cracolândia
Apesar da mobilização de organizadores, nem todos os usuários se interessaram pelo churrasco. Estudantes envolvidos na convocação do ato se revezavam entre chamar as pessoas para participar da festa e apartar brigas entre entre os usuários. 

Na roda de samba, entretanto, vários indivíduos entraram no clima de comemoração e acompanharam a cantoria. Um homem portando uma bandeira do Brasil chegou a subir na fachada de um casarão, de onde cantou o hino nacional.

Eliane Ferreira de Senna, 40 anos, usuária de crack há 23, se dizia muito alegre e feliz com o evento. “Estou adorando a festa. Estou tão feliz que nem usei crack hoje", contou. Segundo ela, eventos como este a lembram que, assim como outros, “não foi esquecida". “Ninguém é melhor que ninguém. Tanto é que temos PM, estudantes e viciados, todos no mesmo lugar. Pensei que nunca iria ver isso na vida.”

Mais imagens: Veja fotos da região da Cracolândia antes e depois da ocupação

Eliane se emocionou ao falar sobre a operação policial na região e disse ter tomado conhecimento da morte de um menor nos confrontos, há cerca de dois ou três dias. Os dados oficiais não confirmam a ocorrência de nenhuma morte no local. “Isso aqui é uma covardia. Pode ver, três PMs ali e não fazemos nada com eles. Imagina se decidirmos ataca-los?” Enquanto Eliana desenhava em um cartaz, duas pessoas consumiam crack logo atrás.

Carolina Garcia/iG São Paulo
Eliane, à frente, usuária de crack há 23 anos, diz que ficou tão feliz com o churrasco que nem sequer consumiu a droga
Protesto

O protesto organizado neste sábado resgata o apelido dado em maio deste ano a um ato em resposta a um grupo de moradores do bairro de Higienópolis , bairro nobre na área central da cidade, que se posicionou contra a instalação de uma estação de metrô na região. Na Cracolândia, o plano é contestar a forma como a polícia comandou nas últimas semanas a operação para combater o consumo intensivo da droga na região. A convocação foi feita por várias entidades, entre elas o coletivo Dar (Desentorpecendo a Razão).

O evento foi dado como encerrado, por volta das 19h, após leitura do manifesto da organização. Momentos antes, estudantes e ativistas realizaram uma passeata na quadrilátero da Cracolândia gritando "pela vida, pela paz, tortura nunca mais".

Inti Queiroz, 31 anos, que representa o movimento Luz Livre e participou da organização, disse que o ato está sendo planejado há uma semana. A ideia, segundo ela, partiu de moradores e comerciantes da região, que procuraram organizações não-governamentais por considerarem violenta a ação da PM. “É um absurdo. O governo do Estado olha para cá como um caso de polícia, mas, na verdade, é um caso de saúde pública.” Ela afirma que os usuários querem ser tratados. "Mas com uma abordagem truculenta ninguém vai buscar trartamento", declarou. “Eles não são zumbis, são pessoas recuperáveis."

    Leia tudo sobre: cracolândiadrogassão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG