Cetesb mantém multa diária ao shopping Center Norte depois de nova vistoria

A empresa de engenharia contratada pelo shopping comunicou que instalará novos sistemas de extração de gás nos próximos 40 dias

iG São Paulo |

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou nesta sexta-feira que irá manter a multa diária de R$ 17.450,00 para o shopping Center Norte. A multa foi aplicada na última segunda-feira (19) , depois que a companhia verificou o não cumprimento da exigência que obrigava a instalação de um sistema de extração de gases no estabelecimento. A Cetesb confirma a existência de gás metano no subsolo do empreendimento e o risco potencial de explosão, caso o metano fique confinado em ambientes fechados.

Nesta manhã, vereadores da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal e técnicos da Cetesb participaram de uma vistoria no local. O centro de compras está instalado em um terreno que funcionava como um depósito de lixo e os gases produzidos no solo podem causar explosões.

A empresa de engenharia ambiental contratada pelo Center Norte comunicou que instalará pelo menos oito sistemas de extração de metano nos próximos 40 dias. Na vistoria, os parlamentares constataram que o piso em que estão as lojas é seguro. "Verificamos que na superfície não foi constatado o gás, mas em poços no subsolo ele existe em grande concentração", disse Natalini (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente. Ele confirmou ainda que o colegiado realizará nova vistoria no local para conferir se os equipamentos de extração foram instalados como prometido.

O engenheiro contratado pelo shopping afirmou que na última semana foi detectado um ponto com concentração do gás entre as lojas, mas já controlado. Os sistemas implantados no Center Norte procuram criar pressão sobre o subsolo, onde está o metano, levando à extração. Os gases são drenados para a parte superior do prédio, e um equipamento de ventilação libera o metano na atmosfera.

A Cetesb está de acordo com a tecnologia adotada pelo shopping, porém só deixará de multar o estabelecimento quando sua instalação estiver completa, e após nova diligência que comprove sua eficácia.

* Com informações da Agência Estado

    Leia tudo sobre: cetesbshopping center nortemultasão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG