CET multa 351 motos em uma semana na Marginal do Tietê

Proibição para as motos na pista expressa entrou em vigor no dia 2 de agosto

iG São Paulo |

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) aplicaram na semana passada 351 multas para motos que desrespeitaram a proibição para circularem na pista expressa da Marginal do Tietê.

A proibição para as motos na pista expressa entrou em vigor no dia 2. Para melhorar a fiscalização, a CET já concluiu os testes com os "radares pistolas" e prepara a licitação para adquirir seis equipamentos neste ano. A multa para essa infração é de R$ 85,12, com perda de 4 pontos na carteira. A fiscalização é realizada por 42 agentes de trânsito da CET (divididos em três turnos) e mais 23 policiais militares do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran).

De acordo com a Prefeitura, o objetivo é reduzir o número de acidentes e de mortes no local. Com 23,5 quilômetros de extensão em cada sentido, a Marginal Tietê é a via que concentra o maior volume de veículos na cidade, com 1,2 milhão de viagens por dia. Por ela circulam diariamente 350 mil veículos, sendo 70 mil caminhões e 36 mil motos.

AE
Agente da CET, que monitora o trânsito na altura da Ponte do Limão, multa motociclistas que trafegam pela via expressa da marginal Tietê no sentido Ayrton Senna (16/08)
Acidentes

Segundo a CET, apesar da motos serem apenas 13% do total de veículos que circulam na Marginal, elas estão envolvidas em mais da metade dos acidentes fatais. Das 50 mortes causadas por acidentes na Marginal Tietê em 2009, 26 eram de motociclistas. Naquele ano, foram 31 acidentes com motos , dos quais 15 ocorreram na pista expressa. Já em 2008, foram registradas 58 mortes, das quais 29 tinham motociclistas.

* Com Agência Estado

    Leia tudo sobre: NACIONAL-GERAL

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG