CET anuncia redução de velocidade em avenidas da zona sul de SP

A partir de segunda-feira motoristas devem trafegar no máximo a 60 km/h na Washington Luis, Interlagos e Senador Teotônio Vilela

iG São Paulo |

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai diminuir a velocidade em mais um trecho do corredor Norte-Sul. Desta vez, a CET informou a redução de 70 km/h para 60 km/h nas avenidas Washington Luis, Interlagos e Senador Teotônio Vilela a partir da próxima segunda-feira.

De acordo com Companhia, essa alteração acontecerá especialmente em um trecho de um quilômetro da Avenida Washington Luis, entre as avenidas dos Bandeirantes e Vieira de Moraes. As avenidas Washington Luis, Interlagos e Senador Teotônio Vilela, com uma extensão de 22 quilômetros, fazem parte do trecho sul do Corredor Norte-Sul, que já teve sua velocidade padronizada em 60 km/h anteriormente.

Por conta desta adaptação, a CET afirma que estão sendo implantadas 270 placas de regulamentação de velocidade e advertência e faixas informativas para alertar os motoristas. A Companhia recomenda aos usuários que estejam atentos quanto à nova regulamentação de velocidade e informa que os radares já estarão autuando, a partir do dia 09 de maio, os veículos que desrespeitarem a nova regulamentação.

Em 18 de abril foi implantada a mesma medida em 9,2 quilômetros do trecho norte do Corredor Norte-Sul, formado pelas avenidas Luiz Dumont Villares, General Ataliba Leonel, General Pedro Leon Schneider, Santos Dumont, Tiradentes, Prestes Maia e Túnel Anhangabaú.

No dia 1º de abril de 2011, a CET padronizou em 60 km/h a velocidade no corredor Leste-Oeste. A alteração foi implantada em 33,8 quilômetros do corredor e abrange as avenidas Francisco Matarazzo, Elevado Costa e Silva, Viaduto Radial Leste, Avenida Alcântara Machado, Rua Melo Freire, Avenida Conde de Frontin, Avenida Antonio Estevão de Carvalho, Rua Dr. Luiz Ayres e Avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial). Também nas vias abaixo do Elevado Costa e Silva - Avenida General Olímpio da Silveira e Amaral Gurgel - as velocidades foram uniformizadas em 60 km/h. Estudos técnicos da CET indicaram a necessidade de manter em 50 km/h a velocidade nas curvas do Elevado Costa e Silva e da Ligação Leste-Oeste.

No ano passado a CET já havia padronizado a velocidade nas avenidas 23 de Maio e Rubem Berta, vias que também fazem parte do Corredor Norte-Sul. Por serem Vias de Trânsito Rápido (VTR) e por não possuírem cruzamentos e semáforos, estas avenidas tiveram seu limite de velocidade regulamentado em 70 km/h. Após a redução da velocidade de 80 km/h para 70 km/h, a CET registrou uma queda de 11% na quantidade total de acidentes e de 15% dos acidentes envolvendo motos entre fevereiro e dezembro de 2010.

Ainda em maio está programada a uniformização da velocidade no corredor formado pelas avenidas Pacaembu, Prof. Abraão Ribeiro, Ponte da Casa Verde e Braz Leme.

    Leia tudo sobre: trânsitozona sulvelocidadecetsão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG