Center Norte instala drenos e cumpre acordo com o MP

Cetesb realizou medições no local e avaliará a eficiência do sistema para a eliminação dos riscos potenciais nas áreas críticas

iG São Paulo |

O Shopping Center Norte informou, por meio de comunicado à imprensa, que acelerou os trabalhos para a instalação de todos os sistemas de exaustão do metano localizado no solo do empreendimento, conforme foi acordado no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado com o Ministério Público e a Cetesb na semana passada. 

Leia também:  Sindicato faz manifestação em frente ao Shopping Center Norte

AE
Vista aérea mostra estacionamento do Center Norte vazio. Shopping não abriu nesta quarta-feira

Segundo o documento, foram instalados mais dez drenos integrados a nove máquinas a vácuo, em áreas estratégicas do local, dois a mais que o estabelecido no TAC, totalizando 11 drenos. "A intenção do Center Norte é antecipar o prazo estabelecido pelo Ministério Público, que vence no dia 17 de outubro. A instalação dos sistemas de mitigação de gases é uma das exigências da Cetesb e integra o plano de gerenciamento ambiental da área", informou o shopping.

Em outro comunicado, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) informou que durante inspeção realizada nesta tarde "constatou-se o término da instalação do sistema emergencial de extração de gás metano".

Segundo a companhia, o sistema implantado está operando em sua totalidade e, com base nas medições feitas nos poços de monitoramento, a Cetesb avaliará a eficiência do sistema para a eliminação dos riscos potenciais nas áreas críticas onde estão localizados os principais bolsões de gás.

Constatada a eficiência do sistema emergencial de mitigação de intrusão de vapores e gases em ambientes confinados, a Cetesb dará por atendida parte das exigências feitas ao Center Norte. Ainda como exigência, o Center Norte terá que complementar as investigações e adotar medidas adicionais de remediação nas suas dependências e nas áreas do Lar Center e supermercado Carrefour. 

No comunicado do shopping, o Center Norte destacou que está cumprindo as demais exigências do TAC e da Cetesb, tal como o monitoramento diário de toda a área do empreendimento. "Deste modo, está garantida a segurança dos frequentadores, lojistas e funcionários", diz o shopping.

Com o cumprimento das determinações dos órgãos públicos, o shopping espera poder voltar a funcionar o "mais breve possível", finaliza o empreendimento no comunicado.

*Com AE

    Leia tudo sobre: center nortegás metano

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG