Capital paulista terá mais duas centrais de flagrante

Intenção é centralizar o deslocamento das viaturas da PM, com presos em flagrante, para apenas uma delegacia, dependendo da região

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Com o objetivo de atender a população em no máximo 30 minutos e liberar, para o retorno ao patrulhamento, o mais rápido possível, policiais militares que registram prisão em flagrante, quatro delegacias da capital paulista - da Vila Carrão (31º DP), São Mateus (49º DP), Vila Jacuí (63º DP), na zona leste, e Água Fria (20º DP), na zona norte - já contam com as chamadas Centrais de Flagrante. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) promete, até agosto, entregar mais duas: no Morumbi (89º DP), região sudoeste, e na Vila Leopoldina (91º DP), zona oeste.

A intenção é centralizar o deslocamento das viaturas da PM, com presos em flagrante, para apenas uma delegacia, dependendo da região. Por exemplo: policiais militares que detiverem criminosos em regiões como Jaguaré, Rio Pequeno, Cidade Universitária, Ceagesp, Butantã, e bairros ao redor, na zona oeste, encaminham o flagrante para o 91º Distrito Policial (Vila Leopoldina). Com isso, a população terá um atendimento mais rápido nas demais delegacias da região e, caso queira registrar boletim no distrito policial onde há a Central de Flagrante, nele terá um atendimento separado, sem ter de esperar na fila de casos de flagrante levados pela PM.

O diretor do Departamento Judiciário de Polícia Civil da Capital (Decap), Carlos José Paschoal de Toledo, destacou que, além disso, a Central de Flagrante tem uma característica estratégica. Por ser um ambiente com estrutura carcerária, evita o deslocamento desnecessário de presos. "O preso chega à Central de Flagrante e é custodiado naquela dependência carcerária até a transferência para unidades prisionais Secretaria da Administração Penitenciária".

SAC

Outra facilidade que já existe nas delegacias da capital é Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), da Polícia Civil, em funcionamento desde a última segunda-feira, responsável por receber elogios, sugestões e reclamações 24 horas. O serviço permite que a diretoria do Decap possa intervir, diretamente, no atendimento à população.

"Se a pessoa for mal atendida ou houver algum desgaste, o coordenador desse serviço intervirá nesse atendimento", acrescentou Toledo. O telefone de contato (3815-5446), o fax (3031-5446) e o endereço eletrônico do serviço (sac-decap@policiacivil.sp.gov.br) constam em todas as delegacias da capital. Alguns casos terão resposta imediata, como reclamações sobre o tempo de espera nas delegacias.

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