Cai teto de novo terminal no aeroporto de Guarulhos

O terminal deveria ser inaugurado em 20 de dezembro; dois funcionários da obra ficaram levemente feridos

iG São Paulo |

AE
Movimentação no novo terminal do aeroporto onde teto caiu
O teto do novo terminal de passageiros do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o "puxadinho de Cumbica", despencou por volta das 14h desta sexta-feira.  A obra, contratada em regime de emergência pela Infraero, é executada pela empreiteira Delta Construções. O Tribunal de Contas da União questionou capacidade de construtora para a obra .

Nesta sexta-feira, a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) anunciou que reduzirá a distância entre aeronaves de 10 milhas para 5 milhas para atenuar possível caos aéreo .

Segundo a Delta, parte da estrutura auxiliar de sustentação dos dutos de ar condicionado cedeu na obra do novo terminal. Ainda de acordo com a empresa, dois funcionários da obra ficaram levemente feridos com escoriações e foram atendidos pela equipe médica do aeroporto e pelo Corpo de Bombeiros no local. Eles já foram liberados.

Conheça: Os dez aeroportos mais odiados do mundo

A  Delta, responsável pela obra, não sabe o que provocou o acidente, e avalia se a inauguração do terminal, prevista para o dia 20 de dezembro, será mantida. Na próxima semana, a empresa informará se haverá ou não adiamento do cronograma da obra.

A obra do terminal remoto está orçada em R$ 85,7 milhões e a empresa Delta foi contratada sem licitação. Por isso, a obra chegou a ser suspensa pela Justiça Federal em setembro. A construção do terminal está incluída na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo federal, que prevê a ampliação dos aeroportos brasileiros para os grandes eventos esportivos dos próximos anos, principalmente a Copa do Mundo de 2014.

Melhor aeroporto do Brasil: 121º no ranking mundial

Quando pronto, o terminal remoto permitirá a ampliação da capacidade de atendimento do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior e mais movimentado do País, dos atuais 20,5 milhões de passageiros por ano para 26 milhões. O terminal está sendo construído na área de um hangar de cargas desativado da falida Vasp, com 12,2 mil metros quadrados.

AE
Obra do novo terminal do aeroporto em Guarulhos


 * com Valor Online e Agência Brasil

    Leia tudo sobre: aeroporto guarulhostetoobras

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG