Blecaute afeta cerca de 2,5 milhões de pessoas em São Paulo

Problema atingiu bairros da zona sul e oeste da capital paulista. Falha ocorreu em subestação da empresa de transmissão

iG São Paulo |

Vários bairros da zona sul e oeste de São Paulo tiveram duas quedas de energia nesta terça-feira. Segundo a Secretaria de Energia do Estado de São Paulo, 627 mil unidades consumidoras foram afetadas pela queda no abastecimento. Em uma estimativa aproximada da secretaria, 2,5 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica. Os blecautes também afetaram o abastecimento de água

AE
Veículos parados na avenida Paulista, região afetada pelo apagão, nesta tarde
.

De acordo com a AES Eletropaulo, empresa que distribui a energia elétrica, as regiões da av. Paulista, Brigadeiro, rua 13 de Maio e imediações, parte da zona sul - como Vila Olímpia, Itaim Bibi -, e parte da zona oeste – como Vila Leopoldina, Perdizes, Pinheiros - tiveram o abastecimento de luz cortado pouco depois das 15h após um problema em uma das subestações da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep). Por volta das 16h40, houve uma nova queda nessas regiões, por conta de uma sobrecarga durante a recomposição do sistema.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), semáforos das regiões dos Jardins, Jabaquara, Ibirapuera, Brooklin, Itaim Bibi e Moema foram afetados e os motoristas devem ter atenção nos cruzamentos. Às 20h, a cidade tinha cerca de 43 quilômetros de lentidão. Os piores pontos estavam no Corredor Norte/Sul, sentido Aeroporto, da praça da Bandeira até a passarela Ciccillo Matarazzo (5,2 Km); na Marginal Pinheiros, sentido Interlagos, pista expressa, da ponte Ary Torres até a ponte João Dias (3,5 km); na Marginal Pinheiros, sentido C. Branco, pista expressa, da rua Quintana até a ponte Eusébio Matoso (3,4 km); e na Marginal Pinheiros, sentido C. Branco, pista local, da rua Quintana até a ponte Eusébio Matoso (3,4 km).

J.Victor Casartelli/Futura Press
Trânsito ficou complicado nesta terça-feira após pane em semáforos
Em nota, a Cteep informou que, às 15h11, houve uma ocorrência em sua subestação Bandeirantes, localizada na região sul da capital paulista. Segundo a empresa, "um dos três transformadores de 345/88 kV apresentou falha, o que levou à atuação de seu sistema de proteção e, como consequência, desligaram-se os outros dois transformadores".

As causas do desligamento do transformador estão sendo analisadas pela companhia, que ainda informou que tomou as providências necessárias e colocou "outros dois transformadores em operação, às 15h21, para o restabelecimento de energia junto à distribuidora local".

A rede de energia elétrica voltou a cair entre 16h40 e 16h45 nas regiões afetadas. Segundo a Cteep, "o sistema de proteção atuou, desligando os dois transformadores (um dos três apresentou falha) por sobrecarga, por volta das 16h40". Os equipamentos foram recompostos e estão em operação desde às 16h45.

De acordo com relatos de moradores, a duração do blecaute foi diferente nas diversas partes da cidade, com duração entre 5 a 40 minutos. O aeroporto de Congonhas, também na zona sul, ficou sem energia das 15h15 às 15h40, segundo Infraero. Mas por trabalhar com geradores, os pousos e decolagens não foram afetados.

Explicações sobre blecaute

O governador Geraldo Alckmin determinou que a Secretaria de Energia e a Fundação Procon-SP convoquem imediatamente a AES Eletropaulo e a Cteep para prestar esclarecimentos sobre o blecaute. Após reunião no Palácio dos Bandeirantes, o governador reconheceu que, nos últimos dias, tem havido muitas quedas de energia em São Paulo e ressaltou que o governo estadual vai agir de maneira "firme" para evitar novos incidentes. "Claro que em época de chuva tem realmente interrupções a mais, mas tem sido numa proporção muito maior do que em outros anos", criticou o governador.

Alckmin disse que comunicou o blecaute de hoje para a Agência Nacional Energia Elétrica (Aneel) e para a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) para que ambas tomem as providências caso sejam constatados desvios na distribuição de energia. "As empresas estão sendo chamadas para prestar esclarecimentos, nós estamos agindo firme", afirmou. "Há multas, punição e um conjunto de medidas que podem ser tomadas."

O governador ressaltou que, por serem empresas concessionárias, tanto a AES Eletropaulo quanto a CTEEP devem cumprir os seus contratos, investir e ser fiscalizadas com rigor pelos órgãos públicos. Alckmin pregou ainda que os consumidores que se sentirem prejudicados pela falta de energia de hoje devem procurar o Procon "para que sejam compensados".

Segundo a CET, foi detectada queda de energia nos seguintes pontos:

CV TRIBUNAL DE JUSTICA DO E SP 1469 -15:12
TN PRES JANIO QUADROS 1781 CENTRO/BAIRRO -15:13
R GUARARAPES (IT BIBI) X R NOVA YORK AMBOS -15:15
R ALFREDO GUEDES X R VOLUNTARIOS DA PATRIA AMBOS -15:15
AV DOS BANDEIRANTES (MOEMA) X AV STO AMARO -15:16
AV JABAQUARA X AV INDIANOPOLIS -15:17
AV BRIG FARIA LIMA X AV PRES JUSCELINO KUBITSCHEK -15:18
R PRIMEIRO DE JANEIRO X R LUIS GOIS -15:19
AV VITOR MANZINI X R CRISTALINO ROLIM DE FREITAS -15:19
AV JABAQUARA X AV MIGUEL ESTEFANO -15:21
R AMARO VELHO X AV GUARAPIRANGA -15:22
ES M BOI MIRIM X AV GUARAPIRANGA -15:22
AV PRES JUSCELINO KUBITSCHEK X R CLODOMIRO AMAZONAS -15:28
ES DE ITAPECERICA 3637 AMBOS -15:31
R BR DO RIO BRANCO X AV PDE JOSE MARIA -15:32
ES DO CAMPO LIMPO X AV CARLOS CALDEIRA FILHO -15:33
PC CARANANDUBA X AV DOS BANDEIRANTES (MOEMA) -15:39
AV GUARAPIRANGA X AV GUIDO CALOI -15:40
315 AV VER JOAO DE LUCA X R MADRE EMILIE DE VILLENEUVE 08/02/11-16:10
315 AV PAULISTA X R BELA CINTRA 08/02/11-16:38
315 AV PRES JUSCELINO KUBITSCHEK X AV BRIG FARIA LIMA 08/02/11-16:40
315 AV BRIG LUIS ANTONIO X R MAJ DIOGO AMBOS 08/02/11-16:40
315 AV PRES JUSCELINO KUBITSCHEK X R BANDEIRA PAULISTA 08/02/11-16:45
315 R SETE DE ABRIL X R CEL XAVIER DE TOLEDO AMBOS 08/02/11-16:47
315 R CEL XAVIER DE TOLEDO X PC RAMOS DE AZEVEDO

Veja abaixo os comentários sobre o assunto nas redes sociais:


    Leia tudo sobre: falta de enrgiatrânsitoapagão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG