Bebê de 12 dias morre após receber leite materno na veia

Criança nasceu prematura e recebia medicamentos via intravenosa e alimentação por sonda nasal; auxiliar de enfermagem foi demitida

iG São Paulo |

Um bebê de apenas 12 dias morreu após receber 10 ml de leite materno via intravenosa, na segunda-feira (7), no Hospital Municipal Professor Mário Dégni, na zona oeste de São Paulo. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) a criança nasceu prematura e estava internada na UTI neonatal, onde recebia soro com medicamentos pela veia e alimentação por sonda nasal. A polícia investiga o caso.

Veja também: Bebê morre após parto e família acusa médico

O pai da criança contou à polícia que, desde o nascimento do bebê Kauê, por ser prematura ele havia sido internado na UTI. Ele afirmou ainda que sua mulher, uma empregada doméstica de 32 anos, permaneceu no hospital até o final da tarde de domingo (6).

Durante o dia a mãe amamentava o filho e, segundo relato à polícia, ela deixava um frasco com seu leite para que a equipe do hospital alimentasse o bebê no período da noite. Às 0h, um encarregado pelo atendimento noturno aplicou 10 ml de leite pela veia - quando estava prescrito via nasal.

Após 30 minutos, Kauê teria apresentado quadro crítico com queda do nível de oxigênio. Uma equipe médica composta por dois médicos, uma enfermeira-chefe e outros cinco auxilares realizaram monobras para salvar a vida da criança, que não resistiu e morreu. O caso foi registrado no 51º DP, do Rio Pequeno, como homicídio culposo (quando não há intenção).

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo lamentou a morte do bebê, em nota divulgada para a imprensa, e afirmou que considera inaceitável esse tipo de ocorrência. Além disso, há a informação que a auxiliar de enfermagem envolvida já foi demitida do hospital, "está sendo investigada pela Polícia Civil e responderá às ações na forma da legislação". Também foi instaurado inquérito administrativo para apurar todos os procedimentos adotados.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG