Atrações de Natal mudam rotina do trânsito em São Paulo

Decorações de Natal e movimento no comércio para a compras das festas de fim de ano criam pontos que devem ser evitados em São Paulo

iG São Paulo |

Com a inauguração de atrações de Natal em diversos pontos de São Paulo e o aumento no movimento em regiões comerciais no fim de ano, o trânsito na capital paulista ganha novos gargalos. Passar durante a noite pelas regiões da avenida Paulista e do Parque Ibirapuera, sem ter a intenção de apreciar a decoração natalina, pode se tornar uma tortura, principalmente aos fim de semana.

AE
Lentidão durante a noite na avenida Paulista durante a semana
Além das decorações de Natal, as férias escolares e o movimento em regiões de comércio popular e shoppngs centers ajudam a provocar variações nos picos de lentidão na cidade. Para este período do ano, a principal recomendação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) é que os paulistanos priorizem os transportes públicos evitando novos pontos de congestionamento. Conheça os pontos que podem dar trabalho e evite surpresas neste fim de ano:

Avenida Paulista

AE
Coral canta em banco decorado para o Natal, na Avenida Paulista
No último sábado (3) foi criada uma passarela com 16 metros de largura e 34 metros de comprimento. Localizada entre as ruas Padre João Manuel e a Ministro Rocha Azevedo, a passarela tem iluminação cênica e trilha sonora natalina. O local é aberto ao público para visitação de segunda a sexta-feira, das 12h às 22h, e sábados e domingos, das 12h a 0h. No dias 24 e 25, o funcionamento será das 12h às 20h. Por toda a avenida, outras decorações também chamam a atenção de motoristas e fazem o tráfego travar.

A CET destacou que devido à grande concentração de pedestres poderão acorrer bloqueios em trechos da avenida. Entre os possíveis pontos, estão: no sentido Consolação, entre a alameda Campinas e rua Frei Caneca; entre as ruas Haddok Lobo e Plamplona; no sentido Paraíso, os mesmos trechos podem ser fechados.

Para garantir maior fluidez ao trânsito, as restrições de estacionamento da alameda Santos e das ruas Cincinato Braga e São Carlos do Pinhal também foram ampliadas.

Região do Ibirapuera

Futura Press
No domingo foi inaugurada a Árvore de Natal da Praça Escoteiro Aldo Chioratto, em frente ao Ibirapuera. Estrutura tem 58 metros de altura
Com 58 metros de altura e 174 enfeites, a árvore de Natal do Ibirapuera foi inaugurada no último domingo (4). A estrutura fica na praça Escoteiro Aldo Chioratto com a avenida Pedro Álvares Cabral, em frente ao parque, na zona sul.

Bloqueios podem ser realizados na avenida Pedro Álvares Cabral, sentido Vila Mariana, entre a Praça Armando Salles de Oliveira e o Obelisco. No sentido Pinheiros, a interdição pode ocorrer entre a rua Marechal Maurício Cardoso e a Praça Armando Salles. A Zona Azul da av. Pedro Álvares Cabral, sentido zona sul, entre os portões 9 e 10 do Parque do Ibirapuera, será cancelada e estacionar nesse trecho da via será proibido em período integral.

Na região ainda há projeções especiais da Fonte Multimídia do Ibirapuera, com duas apresentações diárias gratuitas, às 20h30 e às 21h. Além da projeção no lago do Ibirapuera, mais de 200 árvores foram decoradas com um milhão de lâmpadas.

Praça Charles Miller

O evento ‘Natal Iluminado’ terá uma noite especial no entorno do Estádio do Pacaembu. No próximo dia 21, a Cia. Cisne Negro apresentará o ballet “O Quebra-Nozes”, às 20h e 22h. A exposição da árvore e do presépio estarão disponíveis em período integral.  Diante disso, a CET informou que a partir das 13h haverá bloqueio total da região.

A árvore de Natal será um dos pontos altos do projeto. O pinheiro de 15 metros de altura tem o aplicativo de realidade aumentada e, por meio de um código de barras, os visitantes que possuírem smartphones poderão visualizar uma enorme fábrica de brinquedos tridimensional.

Para facilitar a visitação e evitar transtornos com o trânsito na região, tem sido oferecido o City Tour de Natal. Visitantes podem conhecer gratuitamente toda a decoração do projeto Natal Iluminado em São Paulo. O serviço será oferecido até o dia 6 de janeiro, das 20h às 5h.

Shoppings e comércio de rua

Os maiores shoppings da cidade e pólos comerciais do centro de São Paulo também registram um aumento significativo no fluxo de pessoas. A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e a própria CET ressaltam que o melhor horário para os consumidores realizarem compras é durante o período da manhã, até 13h.

AE
Shoppings atraem pelas compras e pela decoração natalina
Segundo a associação, o anúncio sobre a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Importados) em eletrodomésticos reforça o aquecimento nas vendas e o aumento de fluxo nos principais shoppings da capital. Complexos como Eldorado (zona oeste), Center Norte, (zona norte), Anália Franco (zona leste) e Plaza Sul (zona sul) estimam a média de 329 milhões de visitas em dezembro, um aumento de 13% em relação a 2010.

Já na região central, os pontos considerados críticos pelo órgão de trânsito estão nas regiões do Brás e 25 de Março. Para quem irá de carro para esses locais, o melhor é evitar vias de maior densidade de público, entre elas as ruas Oriente, Maria Marcolina, São Caetano, João Teodoro, Bresser e Ladeira Porto Geral.

A CET estará na região e pode realizar bloqueios temporários no seguintes trechos: rua São Caetano com avenida do Estado; ruas São Caetano e Monsenhor de Andrade; rua Miller com Largo da Concórdia e ruas Maria Marcolina, Conselheiro Belisário e Miller.

Outras regiões

Árvore da Guarapiranga - A árvore de Natal da Guarapiranga foi inaugurada nesta sexta-feira. Ela tem 54 metros, com mais de 800 mil microlâmpadas. A decoração da árvore tem 2.400 m² de festões ecológicos e 500 bolas de 25 cm e 50 cm.

Árvore da Tiquatira - Uma árvore de 54 metros decora a Tiquatira, na Penha, no encontro das avenidas Marginal Tietê e governador Carvalho Pinto. Há enfeites tradicionais e iluminação com luzes de LED, microlâmpadas e flexlights brancas e vermelhas.

Parque do Povo - No Parque do Povo, todos os postes e portais foram enfeitados, um “jardim” de cata-ventos colori algumas áreas gramadas e 30 árvores ganham iluminação especial. Foi montada ainda uma réplica da árvore de Natal do Ibirapuera, de 12 metros, e uma tenda para a realização de oficinas culturais para as crianças. Durante os fins de semana dos dias 10 e 11 e 17 e 18, haverá apresentações do espetáculo Um conto de Natal, encenado por artistas circenses que levarão ao público todo o espírito do Natal. No fim das apresentações, ocorrerá a chegada do Papai Noel e a apresentação do coral Santander com músicas natalinas.

Edifício Matarazzo - A cenografia deste ano em frente do prédio-sede da Prefeitura é composta por uma locomotiva natalina, que simula o reboque de um vagão cheio de caixas de presentes e um Papai Noel.

    Leia tudo sobre: trânsitoatrações natalinasinterdições

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG