Artigo: A São Paulo ideal do 'xará' da capital

Nascido na mesma data e com o mesmo nome da cidade, Paulo Piratininga relembra aniversários no Pátio do Colégio e sua São Paulo ideal

Paulo Piratininga, jornalista* |

"Nascer no dia do aniversário da metrópole já é um privilégio. Imagine carregar o nome de origem da cidade. Meu pai fez uma escolha consciente, mas minha mãe achava que não iria gostar no futuro. Mas o fato é que desde o início da minha vida, a relação com São Paulo tem sido intensa. 

Saiba mais sobre o aniversário de 458 anos de São Paulo

AE
A São Paulo de Piratininga no fim do século 19
Quando eu era criança, não entendia tão bem as perguntas das pessoas ou a cara de admiração delas quando me apresentava. Mas o nome Paulo Piratininga despertou a curiosidade de desvendar essa cidade e aproveitar o que ela tem de melhor. Cheguei a comemorar um de meus aniversários num piquenique com um grupo de amigos em pleno Pátio do Colégio, em meio àquela praça cimentada com vista para um horizonte acinzentado.

Estudei a fundo os primórdios da metrópole, o que me fez produzir um programa de rádio, veiculado na Fundação Padre Anchieta nos anos 80. Há quase 20 anos, mantenho uma agência de comunicação que atende, entre outros clientes, uma entidade chamada Fundação 25 de Janeiro, que promove a metrópole como o melhor destino de negócios da América Latina.

Minha identidade é São Paulo. Minha identificação é com São Paulo. Sou eternamente grato à cidade que oferece todas as oportunidades, alegrias e conquistas. Parabéns a todos nós!"

* Paulo Piratininga é formado em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Foi repórter, editor e hoje é assessor de imprensa. Há 20 anos dirige a Scritta, e é autor do livro Como usar a Mídia a seu Favor – As melhores práticas para ser notícia.

    Leia tudo sobre: são paulo458 anosaniversáriospferiado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG