Ambulantes fazem protesto na zona leste de São Paulo

Durante Operação Delegada, equipes da Polícia Militar fiscalizaram o comércio ilegal no Itaim Paulista

iG São Paulo |

Cerca de 50 vendedores ambulantes protestaram nesta segunda-feira após a Polícia Militar (PM) iniciar a Operação Delegada, conhecida como "bico oficial", no Itaim Paulista, na zona Leste de São Paulo. Durante a ação, as equipes fiscalizaram os ambulantes ilegais.

Segundo a corporação, os manifestantes chegaram a fechar a Rua Severino Batista de Menezes, porém a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) não tinha a confirmação do bloqueio até as 12h30. A PM afirmou que foi usado gás lacrimogêneo para conter o protesto. Ninguém ficou ferido.

A operação é um convênio entre a PM e a prefeitura para que militares fardados, mas de folga, patrulhem regiões determinadas da capital. Os agentes recebem entre R$ 12,33 e R$ 16,45 por hora. Eles podem atuar até 96 horas por mês - divididas em turnos de oito horas por dia.

A Operação

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, está ampliando, desde junho deste ano, o convênio para fiscalização do comércio irregular de ambulantes na cidade. Segundo a pasta, com 1,2 mil novos policiais, a Operação Delegada tem o objetivo de chegar a seis novas regiões da capital. As últimas beneficiadas foram quatro subprefeituras da zona Leste e uma da zona Sul, além da Avenida Paulista e do bairro do Jabaquara.

Com a ampliação, a Operação superará a marca de 2,5 mil homens da PM atuando no combate ao comércio irregular. A ampliação do convênio também beneficia as oito regiões que já contam com a atuação dos policiais. As subprefeituras Sé, Santo Amaro, Mooca, Vila Mariana, Santana, Pinheiros, Lapa e Casa Verde, têm a fiscalização ampliada, pois o novo convênio possibilita que os policiais atuem também nas imediações das ruas definidas pelo decreto.

Com informações da Agência Estado.

    Leia tudo sobre: operação delegadaambulantespolíciaprefeitura

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG