Alckmin veta projeto de lei que proibia garupas em motos em SP

O governador de São Paulo afirmou que a criminalidade não diminuiria com a punição de pessoas que usam a motocicleta para o trabalho e o transporte

iG São Paulo |

Diogo Moreira/Futura Press
Alckmin veta projeto de lei que proibiria garupas em motos em dias úteis
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), vetou totalmente o projeto de lei que proibia a circulação de motocicletas com caronas (“garupas”) em dias úteis da semana (segunda a sexta-feira). O veto foi publicado nesta terça-feira no Diário Oficial do Estado e invalida todo o projeto, que havia sido aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo, em novembro .

De acordo com o projeto, a proibição visava proporcionar mais segurança aos e diminuir a quantidade de assaltos nos quais duas pessoas em uma moto abordam motoristas parados no trânsito ou clientes que saem de agências bancárias.

Em entrevista coletiva, Alckmin afirmou que o crime deve ser combatido, mas não com a punição das outras pessoas. "Não se pode punir o trabalhador que usa a motocicleta diariamente para o trabalho, para a família. E não é punindo o meio de transporte que se combate o crime."

Motofretistas: Novas regras para mototaxistas e motofretistas entram em vigor

Além disso, o governador ressaltou que assuntos legislativos relacionados ao trânsito são responsabilidades do governo federal e não do estadual. Por isso, vetou totalmente o projeto, inclusive a obrigatoriedade do uso de coletes estampados com o número da placa da motocicleta.

O Sindicato que representa os motoboys de São Paulo (Sindimoto SP) era contra o projeto e na ocasião o presidente da entidade, Gilberto Almeida dos Santos, publicou uma nota considerando que a possível sanção do projeto não iria diminuir a criminalidade. “Isso é um absurdo e um tremendo retrocesso na liberdade das pessoas de irem e virem, de moto, a seus trabalhos, passeios e até transportar pessoas para hospitais”.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG