Alckmin critica resistência à PM na Cidade Universitária

Governador defendeu a ação da PM que, segundo ele, é necessária para oferecer segurança aos estudantes e visitantes

AE |

selo

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) criticou neste sábado a resistência de parte do Conselho Gestor da Universidade de São Paulo (USP) à presença da Polícia Militar no interior da Cidade Universitária. "Isso é um resquício do período autoritário", disse.

Alckmin defendeu a ação da PM que, segundo ele, é necessária para oferecer segurança não só aos estudantes, mas também às pessoas que têm acesso ao campus. "É para proteger o cidadão e evitar o crime." Para o governador, associar o trabalho da segurança pública à repressão é algo que precisa ser ultrapassado. "Estamos vivendo outro momento", acentuou. 

A falta de segurança no campus da USP passou a ser discutida depois do assassinato do estudante Felipe Ramos de Paiva, de 24 anos , no último dia 18, supostamente numa tentativa de assalto num estacionamento do campus, no bairro do Butantã, zona oeste da capital.

O governador confirmou que a Polícia Militar vai promover rondas e reforçar o policiamento na área. "A universidade tem autonomia, mas houve uma decisão do Conselho Gestor de solicitar o apoio da nossa polícia. Vamos colaborar com a segurança feita pela própria universidade e isso não vai tirar a liberdade do estudante." Ele disse que a forma de colaboração está sendo definida. 

Decisão da reitoria

O Conselho Gestor da USP decidiu, em reunião realizada nesta sexta-feira, encaminhar à reitoria um pedido para o desenvolvimento de um protocolo para definir a ação da Polícia Militar no campus. Caso seja aprovado, uma nova reunião - ainda sem data definida - do conselho vai estabelecer as medidas práticas que serão tomadas para aumentar a segurança na Cidade Universitária.

Futura Press
Reunião do Conselho Gestor da USP sobre medidas emergenciais de segurança no campus

    Leia tudo sobre: uspcrimealckiminpoliciamento

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG