A cada dois dias, uma pessoa morre eletrocutada em São Paulo

Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, 94% das pessoas que morrem por descarga elétrica são homens

iG São Paulo |

A cada dois dias, uma pessoa morre eletrocutada no Estado de São Paulo. Levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mostra que em 2010 – ano com último dado consolidado – foram registradas 167 mortes em decorrência de descarga elétrica.

O estudo aponta que a maioria das vítimas é homem. Das 167 pessoas, 157 eram homens (94%), com idade entre 30 e 49 anos (81 casos).

São Paulo: Operário morre eletrocutado ao montar árvore de Natal

Minas Gerais: Motociclista morre eletrocutado durante chuva

O supervisor médico do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Grau) da Secretaria, Gustavo Feriani, explica que o principal motivo das mortes na população masculina é a realização de atividades laborais. “Os homens fazem serviços de obras ou reparos em domicílio, muito próximos à rede elétrica. Na grande maioria das vezes, infelizmente, sem equipamentos de proteção ou cuidados específicos para essa atividade.”

Para Feriani, toda queimadura elétrica, mesmo as causadas por baixa voltagem, precisa ser avaliada por um médico. “A vítima pode ter arritmia cardíaca grave causada pelo choque, destruição muscular grave, queimaduras de pele nas áreas de entrada e de saída da corrente elétrica pelo corpo e, tardiamente, insuficiência renal aguda e até morte”, afirma o supervisor médico.

Internações

O número de internações devido à exposição à corrente elétrica aumentou 91% nos últimos quatro anos. Em 2008, foram 642 internações; em 2009, 1.004. Em 2010, 1.031 e em 2011, 1.225.

Também nesse caso, os homens são maioria. Das 1.225 internações registradas em 2011, 77% foram de homens.

Regiões

A região de Piracicaba foi a que mais registrou casos de internações nos últimos quatro anos, com 2.584. Em seguida está a Grande São Paulo (762) e Sorocaba (105).

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG