Ciclistas protestam pelo Brasil e no exterior em apoio às ciclovias de São Paulo

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Na próxima sexta-feira (27), acontece a Bicicletada, evento confirmado em várias cidades do País e do mundo e que reúne milhares de ciclistas que reivindicam espaço nas ruas

Na última quinta-feira (19), ciclistas pedalaram em forma de protesto na Avenida Paulista (SP)
Reprodução/Facebook
Na última quinta-feira (19), ciclistas pedalaram em forma de protesto na Avenida Paulista (SP)

A paralisação das obras das ciclovias de São Paulo – decisão tomada pelo Ministério Público e acatada pela Justiça na quinta-feira passada (19) – tem gerado grande mobilização dos ciclistas, dentro e fora do Brasil.

No dia em que a notícia foi divulgada, cerca de 300 pessoas pedalaram em forma de protesto desde a Praça do Ciclista até a porta do MP. Agora, na próxima sexta-feira (27), acontece a Bicicletada, evento já confirmado em várias cidades do país e do mundo e que deve reunir milhares de ciclistas em prol da retomada das obras.

Em São Paulo, o encontro será novamente na Praça do Ciclista, que fica na Avenida Paulista com a Rua da Consolação. A concentração será às 18h com saída prevista às 20h.

Um dos objetivos principais da manifestação, segundo os ciclistas do Movimento Massa Crítica – homens e mulheres que organizam uma pedalada todas as últimas sextas-feiras do mês –, é conscientizar os usuários dos meios de transporte motorizados da importância que a bicicleta tem para aliviar os congestionamentos.

Os participantes também insistem na ideia de que a bicicleta é apenas mais um componente da mobilidade urbana e que merece o devido respeito, assim como os carros e os ônibus.

Confira as cidades do Brasil que criaram eventos no Facebook em apoio ao protesto de São Paulo:

Aracaju (SE)

Belo Horizonte (MG)

Blumenau (SC)

Brasília (DF)

Campo Grande (MS)

Curitiba (PR)

Florianópolis (SC)

Fortaleza (CE)

Juiz de Fora (MG)

Maceió (AL)

Maringá (PR)

Natal (RN)

Recife (PE)

Rio de Janeiro (RJ)

Salvador (BA)

São José dos Campos (SP)

Vitória (ES)

Ciclistas da Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, Inglaterra, Itália e Romênia também irão protestar contra a paralisação das obras das ciclovias paulistas.

Bicicletada mundial já aconteceu em 2011

Milhares de pessoas se uniram em uma pedalada mundial, em 2011, quando o motorista Ricardo José Neis (47) atropelou um grupo de ciclistas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e deixou 17 feridos. 

O motivo da manifestação foi contra a falta de punição ao infrator. Quatro anos depois, ele ainda aguarda julgamento e continua trabalhando no Banco Central, na capital gaúcha.

Leia mais:

Cicloativistas chamam de retrocesso paralisação de obras de ciclovias em SP

Para driblar trânsito, corrida vira meio de transporte em grandes cidades

Veja também fotos da manifestação em que ciclistas pedalaram nus por segurança no trânsito em São Paulo:

Ciclistas pedalam nus por segurança no trânsito em São Paulo. Foto: Gabriela Bilo/Futura PressCiclistas pedalam nus por segurança no trânsito em São Paulo. Foto: Gabriela Bilo/Futura PressCiclistas pedalam nus por segurança no trânsito em São Paulo. Foto: Gabriela Bilo/Futura PressCiclistas pedalam nus por segurança no trânsito em São Paulo. Foto: Gabriela Bilo/Futura PressCiclistas pedalam nus por segurança no trânsito em São Paulo. Foto: Gabriela Bilo/Futura PressCiclistas pintam corpo antes de começar a pedalada. Foto: Gabriela Bilo/Futura Press


Leia tudo sobre: igspbicicletadacicloviasmanifestaçãoprotesto

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas