Temporal em SP paralisa linhas de trem e bloqueia Marginal Tietê

Por iG São Paulo * | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Linhas 10 e 11 ficaram bloqueadas durante a tarde, marcada por enchentes e congestionamento; passageiros tiveram de descer na via e caminhar nos trilhos entre a Luz e a Tatuapé

A Defesa Civil colocou em estado de atenção para enchentes, na tarde de hoje (20), todas as regiões do município de São Paulo: as zonas norte, sul, oeste, leste, sudeste e o centro, além das marginais Pinheiros e Tietê a partir das 13h44. A cidade só saiu do estado de atenção às 16h50.

Por causa da forte chuva, a pista local da Marginal Tietê foi bloqueada, no sentido Ayrton Senna, na altura da Ponte da Vila Maria, das 15h10 às 15h27. A Radial Leste, nos dois sentidos, também ficou bloqueada na região do viaduto Guadalajara, por uma hora, entre às 15h14 e às 16h19.

O Corpo de Bombeiros registrou enchentes nos bairros de Santa Cecília, Tremembé, Móoca, Vila Medeiros e Barra Funda. Além disso, foram registradas ao menos quedas de árvores. 

A chuva também interrompeu a circulação da linha 10-Turquesa, entre as estações Brás e Mooca. A linha 11-Coral também foi paralisada entre as estações Luz e Tatuapé obrigando passageiros a abandonar os vagões dos trens e a caminhar sobre os trilhos. Às 17h30, a situação já estava normalizada nas duas linhas

Por causa das chuvas, as linhas 2-Verde e 3-Vermelha, do Metrô também operaram com velocidade reduzida. 

Chuva na região da Santa Cecília (20.03.15)
Reprodução/Twitter
Chuva na região da Santa Cecília (20.03.15)

Por volta das 16h50, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registrava 6 pontos de alagamentos ativos e 19 inativos. 

Vídeo mostra alagamento na rua Monte Alegre, na região de Perdizes, na zona oeste

Na região da Grande São Paulo, há chuva forte em Caieiras, Santo André e São Bernardo do Campo. De acordo com o CGE, as precipitações  prosseguem durante a tarde, com potencial para rajadas de vento e formação de alagamentos.


Terminal Bandeira, na região central de São Paulo, nesta sexta-feira: alagamentos quase diários
Twitter/Reprodução
Terminal Bandeira, na região central de São Paulo, nesta sexta-feira: alagamentos quase diários

Temporal de quinta-feira

Moradores e comerciantes da cidade de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, reclamam dos prejuízos provocados pela enchente de quarta-feira (19). A chuva atingiu imóveis próximos a um córrego que deságua no piscinão do Pirajuçara. O aposentado José Fonseca da Silva, de 69 anos, foi levado pela enxurrada e continua desaparecido.

Nesta sexta-feira (20), moradores das ruas Santa Luiza, Getúlio Vargas e José Soares de Azevedo tentavam limpar as casas e retirar móveis e eletrodomésticos destruídos pela água. A Defesa Civil do município interditou dois imóveis. Agentes de saúde aplicaram vacinas contra difteria e tétano e orientaram as pessoas sobre leptospirose.

Leia mais:

Após forte temporal em São Paulo, bombeiros resgatam vítima de afogamento

Bombeiros retomam buscas por desaparecido durante chuva em São Paulo

Na casa do desempregado Gustavo Augusto Tessiture, 20 anos, o nível da água chegou a 1,5 metro. “Em frações de segundo, a água subiu. Foi desesperador.” Ele contou que mora com o avô, justamente para protegê-lo das enchentes, que, segundo ele, são comuns na região. “Tive de subir com ele para o andar de cima. Agora não sei por onde começar. É desanimador, mas a vida em primeiro lugar. O resto a gente conquista.”

Dono de uma papelaraia, Izelso Menegusso, 55 anos, disse que convive com o problema há 17 anos. “A gente já perdeu tudo aqui cinco vezes. Na última, no dia 12 de dezembro, não deu tempo de colocar as comportas e perdemos as máquinas copiadoras. Um prejuízo de 150 mil reais.”

No início da tarde, os bombeiros ainda buscavam pelo aposentado José Fonseca da Silva, 69 anos, que desapareceu após ser arrastado pela enxurrada. O filho dele, Alessandro Fonseca da Silva, 42 anos, informou que o pai acompanhou a mulher na fisioterapia e desapareceu enquanto a aguardava. 

*Com informações da Agência Brasil

Veja fotos do temporal que atingiu a cidade nesta quinta-feira: 

Região central de São Paulo ficou alagada na tarde desta sexta-feira, 20 de março, devido às fortes chuvas; veja fotos. Foto: Fernanda Carvalho/Fotos PúblicasFuncionários secam a estação República após água da chuva invadir local. Foto: Leonardo Benassatto/Futura Presschuva alagamento - 20-03-2015. Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos PúblicasApós quinta-feira (19) caótica, temporais voltaram a afetar a capital paulista. Foto: Fernanda Carvalho/Fotos PúblicasToda a cidade de São Paulo ficou sob estado de atenção para alagamentos. Foto: Fernanda Carvalho/Fotos PúblicasRegião central de São Paulo ficou alagada na tarde desta sexta-feira, 20 de março, devido às fortes chuvas. Foto: Fernanda Carvalho/Fotos PúblicasCorrenteza é formada durante enchente na região central paulistana, neste dia 20 de março. Foto: Fernanda Carvalho/Fotos Públicaschuva alagamento - 20-03-2015. Foto: Fernanda Carvalho/Fotos Públicaschuva alagamento - 20-03-2015. Foto: Fernanda Carvalho/Fotos PúblicasChuva em São Paulo - alagamentos - 20-03-2015. Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos PúblicasAlagamento na Avenida Abraão de Morais, Zona Sul de São Paulo, SP, nesta quinta-feira (19). Foto: André Pereira/Futura PressTemporal fecha aeroporto, afeta linhas do metrô e deixa pessoas ilhadas em SP. Foto: ReproduçãoMotorista de Caminhão ajuda pessoa no carro na Avenida Abraão de Morais, durante alagamento na Zona Sul de São Paulo, SP, nesta quinta-feira (19). Foto: André Pereira/Futura PressAlagamento na Avenida Santo Amaro com a Avenida Cotovia, em São Paulo, SP, nesta quinta-feira (19).. Foto: Niyi Fote/Futura PressAlagamento na Avenida Rubem Berta, em São Paulo, SP, nesta quinta-feira (19). Foto: Renato S. Cerqueira/Futura PressChuva causa alagamento na Avenida Abraão de Moraes em São Paulo (SP), nesta quinta-feira (19). Foto: Armando Ferraz/Futura PressTemporal fecha aeroporto, afeta linhas do metrô e deixa pessoas ilhadas em SP
. Foto: ReproduçãoTemporal fecha aeroporto, afeta linhas do metrô e deixa pessoas ilhadas em SP
. Foto: ReproduçãoTemporal fecha aeroporto, afeta linhas do metrô e deixa pessoas ilhadas em SP
. Foto: ReproduçãoTemporal fecha aeroporto, afeta linhas do metrô e deixa pessoas ilhadas em SP
. Foto: ReproduçãoTemporal fecha aeroporto, afeta linhas do metrô e deixa pessoas ilhadas em SP
. Foto: Reprodução


Leia tudo sobre: chuvaIGSP

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas