Desafio iG: cadeirantes e ciclistas podem conviver nas ciclofaixas?

Por David Shalom - iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Em dezembro de 2014, a Prefeitura de São Paulo possibilitou o uso de ciclovias e de ciclofaixas por pessoas com deficiência

No dia 16 de dezembro, a Prefeitura de São Paulo liberou o uso das ciclovias e das ciclofaixas por cadeirantes. O decreto levantou o debate sobre a acessibilidade da cidade e o uso da medida como substituto do investimento em reformas de calçadas. 

O iG convidou a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP) e a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Marianne Pinotti para discutir a questão polêmica.

"Tenho uma preocupação muito grande em relação às calçadas. Hoje a cidade de São Paulo não oferece calçadas acessíveis para pessoas cadeirantes e para pessoas que não são cadeirantes circularem com segurança e autonomia. Você passar o cadeirante para a ciclovia parece que isenta a prefeitura da obrigação de fazer as calçadas", considera Mara Gabrilli.

Já a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade, Marianne Pinotti, diz que a ideia é tornar a ciclovia um espaço de convívio e respeito e não substituir o plano de acessibilidade das calçadas.


Leia tudo sobre: igspacessibilidadeciclovia

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas