UBS da zona sul de São Paulo convive com falta de medicamentos

Por Anderson Passos - iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Remédios para tratamento de hipertensão ficaram um mês em falta; estoque foi reposto após visita do iG à unidade

Depois de pouco mais de um mês, a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Arriete, na região de Interlagos (zona sul da capital paulista), recebeu nesta terça-feira (3) a reposição de Losartana e Anlodipino, medicamentos usados por pacientes que têm problemas de hipertensão. A atualização do estoque ocorreu depois de uma visita da reportagem do iG.

Unidade na zona sul da capital paulista tem falta de medicamentos
Anderson Passos/iG São Paulo
Unidade na zona sul da capital paulista tem falta de medicamentos

Leia mais:

Pacientes sofrem com falta de remédio para cardíacos em postos de saúde de SP

Paciente reclama de falta de medicamento em UBS; Prefeitura diz que é 'pontual'

Uma funcionária do posto admitiu o problema e disse que o mesmo ocorre "em toda a rede". "O usuário pensa que a gente esconde o remédio e não é assim que funciona. Não é a UBS quem faz o controle de estoque", esclareceu.

Desde o começo do ano, o iG vem publicando matérias informando sobre o desabastecimento de medicamentos em unidades de saúde do município, em especial nas zonas leste, norte e sul. A Secretaria Municipal de Saúde, reiteradamente, tem informado que os estoques de medicamentos são atualizados a cada 15 dias na rede municipal. No entanto, o prazo não é o comprovado pela visita. 

Estoque em dia

Em contato com a redação, a coordenadora farmacêutica da região sul admitiu que os dois medicamentos estiveram em falta, mas que os estoques de Losartana e Anlodipino foram regularizados nas UBSs da região, incluindo a UBS Vila Ariette.

A Coordenadoria Regional de Saúde Sul informou que a UBS Vila Arriete apresentou falta pontual dos medicamentos losartana 50 mg e anlodipino 5 mg, mas o estoque já foi normalizado no último abastecimento realizado na sexta-feira (27/02) e hoje a UBS está dispensando os dois medicamentos.

Nota oficial diz ainda que losartana 50mg pode ser encontrada em unidades da rede Farmácia Popular do Brasil, e que o programa federal oferece o medicamento gratuitamente.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas