Principal passagem de ligação da zona sul à norte na capital paulista, Túnel João Paulo II ficou fechado por quase uma hora

As chuvas que caíram na Grande São Paulo desde o início da tarde desta sexta-feira (6) e que persistiram até às 17h30 causaram transtornos a moradores da cidade. Diversas vias ficaram intransitáveis em todas as regiões da capital paulista e em municípios vizinhos devido a alagamentos, que deixaram motoristas e pedestres ilhados.

Pedestres se abrigam em bar para fugir de alagamento ao lado do Terminal Bandeira, nesta sexta
Chello Fotógrafo/Futura Press
Pedestres se abrigam em bar para fugir de alagamento ao lado do Terminal Bandeira, nesta sexta

O Aerporto de Congonhas, localizado na zona sul, fechou sua pista para pousos e decolagens devido ao tempo fechado. Diferente de outras ocasiões, no entanto, a restrição ocorreu por um curto período de seis minutos, entre 15h02 e 15h08.

Leia mais:
Queda de barreira e alagamento fecham rodovias que levam ao litoral de SP

O temporal levou a capital paulista inteira a entrar em estado de alerta para enchentes. Além das cheias, que deixaram vias intransitáveis, 80 semáforos quebraram, algo comum mesmo quando ocorre a mais leve garoa na cidade, complicando ainda mais o trânsito.

Temporada de chuvas castiga capital, interior e litoral de São Paulo:

Às 16h, o índice de congestionamento era de 73 quilômetros nas vias monitoradas pela Companhia de Engenharia e Tráfego (CET). Meia hora depois, com o aumento das precipitações, chegou a 110 km, passando para 137 km às 17h30, a máxima registrada no dia.

Uma galeria subterrânea de água pluvial transbordou na Avenida 9 de Julho, uma das principais vias de ligação da região sul à norte, ao lado da Praça da Bandeira. A área é comumente afetada por alagamentos, principalmente no Túnel João Paulo II, no Vale do Anhangabaú, que não raramente se transforma em um grande lago. Por precaução, segundo a Prefeitura, ele foi fechado para tráfego entre 15h30 e 16h25.

Leia também:
Chuvas causam alagamentos e fecham aeroporto em São Paulo
Cidade de São Paulo volta a ter chuvas fortes, granizo e alagamentos
Chuvas geram alagamentos e São Paulo volta a entrar em estado de atenção

No Ipiranga, na zona sul, a Avenida Teresa Cristina ficou interditada por mais de uma hora. Na Avenida Ricardo Jafet, cortada por um córrego, uma pessoa ficou ilhada dentro de seu carro e precisou ser socorrida por homens do Corpo de Bombeiros. A Praça 14 Bis, na região central, também ficou intransitável na altura da rua Manuel Dutra, o que também ocorreu na Avenida Interlagos, em Santo Amaro, na altura do número 1.000.

Alagamentos menos graves ainda foram registrados nos bairros da Vila Maria, zona norte; Sé, região central; Butantã, zona oeste; São Mateus, zona leste; e Vila Mariana, zona sul.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.