Infestação de pererecas fecha posto de saúde no interior paulista

Por Anderson Passos - iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Caso ocorreu em Hortolândia; prefeitura promete retomar atendimentos a partir desta terça-feira

Os usuários de um posto de saúde de Hortolândia, no interior do estado de São Paulo, ficaram sem atendimento nesta segunda-feira (26) numa Unidade de Saúde da Família localizada no bairro no Jardim Santiago.

Prefeitura vai devolver animais a córregos da região
Jim McGuire/BBC
Prefeitura vai devolver animais a córregos da região

O local está infestado por pererecas que se proliferaram graças a uma piscina abandonada no terreno. Segundo funcionários, a situação persiste há pelo menos 15 dias. 

A prefeitura do município, em nota, comunicou que o atendimento aos pacientes será retomado nesta terça-feira (27).

A unidade de saúde recebeu um mutirão de limpeza feito em parceria entre o Centro de Controle de Zoonoses e a Secretaria de Serviços Urbanos. 

As consultas agendadas para esse começo da semana, e não puderam ser realizadas, foram remanejadas para os demais dias dessa semana.

Leia o comunicado completo:

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, informa que os atendimentos realizados na USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Santiago, aconteceram normalmente nesta terça-feira (27/07).

A invasão de pererecas está controlada. Não é possível informar precisamente a quantidade. Segundo a direção da Secretaria de Saúde, foram encontradas na recepção da unidade pelo menos 60 pererecas e vários girinos em formação dentro da piscina existente no local.

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, finalizará a limpeza na unidade na manhã desta terça-feira. Nesta segunda-feira, foi realizado o trabalho de esvaziamento da piscina, que será coberta por uma lona.

O fechamento da unidade aconteceu preventivamente e servidores foram dispensados para limpeza específica do local. A direção informa que as pererecas estavam na recepção e não afetaram os demais repartimentos da unidade.

Um agente permaneceu na USF para orientar os pacientes que estavam com as consultas agendadas. Todos serão atendidos no decorrer da semana. Durante o período de seca, a piscina estava esgotada, recebia manutenção regularmente e produtos necessários para que não ocorressem problemas com dengue, porém, com a chuva desta madrugada aconteceu o imprevisto.


Leia tudo sobre: HortolândiaSão Pauloinfestaçãopererecas

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas