São Paulo completa 461 anos neste domingo. Veja a programação

Por Agência Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Segundo a São Paulo Turismo (SPTuris), serão, ao todo, 15 eventos, distribuídos em 15 palcos. A entrada é gratuita

Agência Brasil

A comemoração dos 461 anos da cidade de São Paulo neste final de semana terá shows em várias regiões da capital, passeio de bicicleta pelos pontos turísticos da cidade e festival gastronômico com pratos a preços populares. A entrada para todos os eventos é gratuita.

Ouça 12 músicas que retratam São Paulo

Entre as atrações musicais, a região central da cidade recebe Jorge Ben neste domingo (25), às 16h, no Centro Esportivo e de Lazer Tietê, na Avenida Santos Dumont, na região da Luz. A zona norte terá palco montado na Avenida Engenheiro Caetano Álvares, com Leandro Lehart e do Baile do Simonal.

Hoje, a zona sul a apresentação será do grupo Detentos do Rap e de Almir Guineto, criador do grupo Fundo de Quintal. Na zona leste, apresentam-se a Velha Guarda da Camisa Verde e Branco, o grupo de rap De Menos Crime e a banda de reggae Tribo de Jah.

As comemorações na zona oeste serão no Largo da Batata, em Pinheiros, com Nomade Orquestra, do grupo Metá Metá e da banda Nação Zumbi.

Um festival de rock com cinco palcos também anima os fãs do estilo, na Cidade Matarazzo. Apresentam-se a banda Ira!, a Urbana Legion - tributo à Legião Urbana, Dinho Ouro Preto e Preto Massa. No local, será montada uma praça de alimentação de food trucks, um espaço para DJ's, palco para músicos iniciantes que queiram mostrar seu talento, feira virtual de adoção de animais e estacionamento para bike.

Além dos shows, a 10ª edição do passeio gratuito de trólebus levará os visitantes a conhecer os importantes pontos turísticos da capital. As saídas começam às 9h15, do Pateo do Collegio, e passará pelo Mosteiro do São Bento, Edifício Martinelli, Edifício Altino Arantes, Viaduto do Chá, Theatro Municipal, Praça da República, Edifício Itália, Biblioteca Mário de Andrade, Largo São Francisco e Catedral da Sé.

A Pedalada de Aniversário de São Paulo teve concentração, às 7h, em frente ao prédio da Fiesp, na Avenida Paulista. Pontos turísticos, como o Estádio do Pacaembu, Pinacoteca do Estado, Estação da Luz, Theatro Municipal, Sambódromo do Anhembi e Viaduto do Chá fazem parte do roteiro. O passeio termina no Centro Esportivo e de Lazer Tietê.

Chefes de cozinha também organizam venda de pratos a preços populares, em frente ao Theatro Municipal, no centro da capital. Os preços variam de R$ 5 a R$ 15 e a entrada é gratuita. No menu estão a tradicional Paella à Marinera, paleta mexicana, bolinho de bacalhau, strogonoff especial com arroz e batata palha, lanche de pernil com molho de rapadura e lanche de carne louca.

Veja os prédios mais altos de São Paulo

1 - Palácio W. Zarzur - (Mirante do Vale) - Concluído em 1967, prédio de escritório no centro de São Paulo tem 170 metros de altura. Foto: Wikimedia Commons2 - Edificio Itália - Finalizado em 1965, prédio comercial, também no centro da capital, tem 165 metros de altura. Foto: Wikimedia Commons3 - Altino Arantes - (Edifício do Banespa) Famoso por ostentar a bandeira do Estado no topo, prédio de 1947 tem 161 metros de altura. Foto: Abarros4 - Torre Norte (CENU) - Imponente prédio de escritórios na região da Berrini, edifício concluído em 1999 tem 158 metros de altura. Foto: Wikimedia Commons5 - Prédios sobre o Shopping Cidade Jardins - As sete torres residenciais de alto luxo próximos à Marginal Tietê, concluídas entre 2009 e 2011, têm 158 metros. Foto: Google Street View6 - E-Tower - Edifício comercial na Vila Olímpia, construído em 1998, ocupa a sexta colocação com 149 metros de altura. Foto: Wikimedia Commons7 - Birmann 21 (Prédio da Abril) -  Sede da editora na Marginal Pinheiros foi concluída em 1998 e possui 149 metros de altura. Foto: Wikimedia Commons8 - Edifício Itaú Bank (ex-BankBoston) - Sede da Nestlè na capital paulista, edifício foi concluído em 2002 e possui 145 metros de altura. Foto: Google Street View9 - Edifício do Banco do Brasil - Arranha-céu no centro de São Paulo, prédio foi concluído em 1955 e tem 143 metros de altura. Foto: Skyscraper Center10 - Edifícios Canário e Inhambu e Eldorado Business Tower - Prédios residenciais em Moema e edifício comercial têm 141 metros de altura. Foto: Google Maps/Wikimedia Commons

O Memorial da América Latina participa das comemorações realizando a lavagem da mão de Oscar Niemeyer, a escultura do arquiteto carioca, que é símbolo da cidade. A cerimônia é inspirada na lavagem das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador.

Segundo a São Paulo Turismo (SPTuris), serão, ao todo, 15 eventos, distribuídos em 15 palcos, que contam com 22 geradores, 130 banheiros químicos, 530 grades, 270 barricadas e 50 tendas. A programação completa está disponível na internet.

Leia tudo sobre: iGSPSão Pauloaniversário461

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas