Nível da Cantareira sobe pelo 2º dia e atinge 7,2%; percentual caiu em dezembro

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Fortes chuvas nos últimos dias não foram suficientes para suprir o consumo de água do sistema Cantareira neste mês

Dominique Torquato/AAN
Seca no Sistema Cantareira

Pelo segundo dia consecutivo o nível de armazenamento do sistema Cantareira subiu e atingiu a marca de 7,2%. O índice, que era de 6,7% na terça-feira, teve ontem o primeiro aumento por chuvas desde abril e chegou a 7%.

As fortes chuvas que atingiram São Paulo nos últimos dias, no entanto, não foram suficientes para suprir o consumo de água do sistema neste mês. Em 1º de dezembro, o Cantareira estava com 8,7% de sua capacidade, segundo dados da Sabesp.

Até o momento, o Cantareira recebeu 140 mm de chuvas, quando a média histórica do mês é de 220,9 mm.

De quarta para quinta-feira, os sistemas Alto Tietê, Guarapiranga, Rio Grande e Rio Claro também apresentaram aumento de seus níveis. Apenas o sistema Alto Cotia teve leve decréscimo.

No Alto Tietê, o nível subiu de 11,1% para 11,6% de sua capacidade de abastecimento. Na Guarapiranga, o aumento foi de 6%, chegando a 38,9%. Segundo a Sabesp, no sistema Rio Grande o nível de água armazenado chegou a 70,5%. No reservatório de Rio Claro, o nível subiu 0,9% e está em 32,9%.

No Alto Cotia, o nível caiu de 31,5% para 31,4%.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, o Estado de São Paulo deve ter pancadas de chuva durante a tarde desta quinta-feira (25).

Um banho de 15 minutos gasta 135 litros de água. Já um de 5 minutos gasta 45 litros. Foto: ReproduçãoAo escovar os dentes durante 5 minutos com a torneira aberta são gastos 12 litros. Foto: Getty ImagesAo lavar o rosto ou fazer a barba por cinco minutos, o volume de água gasto é de 12 litros. Ao reduzir para um minuto, se gasta 2,5 litros. Foto: ThinkstockAo utilizar a descarga durante seis segundos, o volume de água utilizado pode chegar a 14 litros. Foto: DivulgaçãoLavar a louça com a torneira meio aberta por 15 minutos pode gastar até 117 litros de água. Foto: Thinkstock PhotosAo utilizar a lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres se gasta 40 litros. Foto: - DivulgaçãoAo lavar roupa no tanque por 15 minutos, o consumo de água pode chegar a 279 litros. Foto: - DivulgaçãoJá ao utilizar uma lavadora de roupas de cinco quilos, o volume de água gasto é de 135 litros. Foto: Getty ImagesLavar a calçada por 15 minutos gasta até 279 litros de água. Foto: web repórter/ erick souzaLavar o carro com mangueira meio aberta por 30 minutos gasta até 560 litros. Foto: Thinkstock/Getty Images


Leia tudo sobre: sistema cantareirasabespigsp

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas