São Paulo registra temperatura mais alta da história nesta sexta-feira

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

De acordo com centro de medições na zona norte paulistana, termômetros chegaram a marcar 37,8ºC no início da tarde

O verão ainda não começou, mas as temperaturas registradas na capital paulista ao longo de toda a semana parecem tentar desmentir esta realidade. Nesta sexta-feira (17) a cidade de São Paulo registrou o recorde absoluto de calor desde o início das medições na estação do Mirante de Santana, em 1943: às 14h, as temperaturas chegaram a 37,8ºC. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Marcio Ribeiro/Futura Press
Termômetro de relógio na Freguesia do Ó, Zona Norte de São Paulo, marca 40ºC nesta sexta-feira

O número supera o recorde anterior, registrado no dia 20 de janeiro de 1999, quando o mesmo local apontou temperatura de 37ºC. Este ano já é dos mais quentes de todos os tempos na capital paulista, de acordo com a lista que aponta os dez dias de maior calor desde o início das medições: além de agora ocupar a primeira posição entre os dez dias mais quentes da história, 2014 figura na quinta, na sexta, na oitava e na nona colocações.

Em 7 de fevereiro, a capital teve calor de 36,4ºC; nos dois dias seguintes, de 36,3ºC e 36ºC, respectivamente; no dia 1º do mesmo mês, de 35,9ºC, mesma temperatura registrada em 13 de outubro. Os registros na estação, localizada no mirante da zona norte de São Paulo, são feitos há exatamente 71 anos.

Leia tudo sobre: recorde de calor

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas