CPTM recebe novo simulador para treinamento de condutores de trem em São Paulo

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos já possuía três outros dispositivos; novo equipamento foi instalado na Luz

Divulgação/CPTM
CPTM inicia operação de novo simulador: tecnologia já é usada pela companhia desde 2011 (08.08)

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) iniciou nesta sexta-feira (08) a operação de um novo simulador de trens. O dispositivo, instalado na estação da Luz, possui tecnologia para auxiliar na formação, capacitação e reciclagem de maquinistas e empregados da área operacional.

Desde 2011 a empresa já conta com este tipo de suporte na formação de seus condutores. Este é o quarto simulador operado pela companhia: os outros estão no Centro de Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart, na Lapa, em Osasco e no Brás. Além da nova aquisição, a companhia também atualizou os softwares que já funcionavam nas máquinas antigas.

Tecnologia usada na aviação

Os simuladores seguem os mesmos moldes dos utilizados em setores como a aviação e o automobilismo: a mesa de operações consiste em uma réplica da aparelhagem disponível em um trem real, e um monitor projeta a imagem da linha férrea em alta resolução.

O equipamento se divide em 3 cabines - duas para maquinistas e uma para um instrutor. Defeitos e falhas, assim como condições climáticas adversas, são inseridos na programação para que alunos aprendam a lidar com intercorrências.

Desde 2011, o Centro de Formação da CPTM formou cerca de 400 novos maquinistas e mais de 1500 profissionais passaram por treinamento e reciclagem nos simuladores.

Leia tudo sobre: cptmsimuladorformação de maquinistasiGSP

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas