Prefeitura amplia rodízio hoje para evitar no trânsito antes do jogo do Brasil

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Ruas entorno da Fan Fest, no Vale do Anhangabaú, e da Vila Madalena serão bloqueadas e haverá reforço na frota de ônibus

Depois do trânsito recorde de 302 km de filas registrado na tarde de terça-feira (17) devido à partida entre Brasil e México, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou uma série de medidas para evitar caos, quando a Seleção enfrenta Camarões, em Brasília. Uma delas é a ampliação é a Rodízio Municipal de Veículos que vai vigorar direto das 7h às 20h para carros com placas de final 1 e 2. A prefeitura também anunciou acordo com entidades de vários setores produtivos para que liberem os funcionários de forma escalonada. 

Outra medida para facilitar o delocamento do trabalho para casa será a ampliação do horário de funcionamento das faixas exclusivas de ônibus. A CET irá fixar faixas anunciando as mudanças nas vias e alertando os motoristas para as regras que irão vigorar somente na segunda.

Para diminuir o fluxo de veículos no centro, a Prefeitura anunciou que realizará uma operação de macrobloqueio impedindo a circulação de veículos particulares por ruas do entorno da FIFA Fan Fest, no Vale do Anhangabaú. O bloqueio, que não serve para pedestres ou ônibus, começa a partir das 11h e abrangerá ruas como a Xavier de Toledo, Sete de Abril, Praça Ramos de Azevedo e Viaduto do Chá.

Além do bloqueio de trânsito de veículos no entorno do Anhangabaú, a Prefeitura informou que vai ampliar o perímetro de informação da FIFA Fan Fest para alertar com antecedência os frequentadores, caso o espaço atinja a lotação máxima, que passará a ser de 25 mil pessoas. A medida serve para evitar, como aconteceu na última terça-feira (17), quando a arena estava lotada e Polícia Militar usou gás lacrimogêneo para conter os torcedores que queriam entrar. Durante a confusão, uma grade caiu e algumas pessoas ficaram feridas. Os shows tiveram que ser interrrompidos.

A Prefeitura ainda fará a partir das 12h, a operação e instalação das faixas reversíveis para carros que já opera em horários de pico. A avenida Radial Leste, principal acesso ao estádio Itaquerão ficará fechada entre 7h e as 17h a partir da região de Artur Alvim, no sentido bairro na segunda-feira.

A prefeitura também anunciou que toda a frota de ônibus estará em funcionamento no início da tarde. Na última quarta-feira, a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) já tinha anunciado que as faixas exclusivas para coletivos que operam somente no horário de pico estarão ativas durante todo o dia.

Ponto facultativo

Além disso, a prefeitura decretou ponto facultativo para todo o funcionalismo na data, exceto para os serviços considerados essenciais na capital, e as aulas nas escolas municipais para dias de jogos do Brasil tiveram sua dispensa mantida. 

A prefeitura anunciou também que obteve o compromisso da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) de liberar os funcionários às 12h30. Os bancos abrirão às 8h. No caso do comércio, a Federação do comércio de bens, serviços e turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio) se comprometeu a fazer a dispensa dos funcionários de forma gradativa, em especial no estabelecimentos na região central. Neste caso, funcionários que moram mais longe serão liberados mais cedo. O ramo da construção civil orientará a dispensa para duas horas antes da partida do Brasil.

Vila Madalena

No tradicional bairro boêmio de São Paulo, haverá reforço na na equipe de fiscalização de comércio ilegal e do Programa de Silêncio Urbana (PSIU) e na varrião de ruas. A prefeitura também vai instalar 80 banheiros quimicos nas ruas da região.

Nos fins de semana e nos dias de jogo na Arena Corinthians, as ruas Aspicuelta, Wizard, Mourato Coelho, Fidalga e Fradique Coutinho a partir das 13h para o tráfego de veículos. Moradores da região serão credenciados para que possam acessar suas residências.


Leia tudo sobre: IGSPRodízioCopa do MundoTrânsito

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas